A partir da próxima segunda-feira (18) Divinópolis voltará para a onda vermelha do Programa Minas Consciente. A decisão foi comunicada na tarde desta quinta-feira (14) em entrevista coletiva concedida pelo prefeito Gleidson Azevedo (PSC) e a secretária de Governo, Janete Aparecida. A decisão foi anunciada após a confirmação de 120 mortes na cidade em decorrência da covid-19 e da regressão da microrregião para a onda vermelha pelo Plano Minas Consciente. Somente no mês de janeiro já foram confirmados 20 óbitos, o que significa que a cada dois dias três pessoas morreram vítimas da pandemia na cidade.
Até domingo, o funcionamento do comércio continuará normal, porém, já a partir de segunda-feira (18) a cidade entra na onda vermelha. Com isso, somente o comércio considerado essencial terá permissão para permanecer aberto.
Ontem a noite foi realizada uma reunião com técnicos da Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde e Procuradoria Jurídica para elaborar o plano de trabalho a partir de segunda-feira. De acordo com a Prefeitura, o decreto que levará Divinópolis para a onda vermelha, definindo as novas regras ainda não foi finalizado. Mesmo diante do quadro altamente preocupante e com o índice de contágio os maiores níveis desde o início da pandemia, a administração ainda sinaliza que poderá haver exceções. “O que puder ficar aberto, dentro de toda legalidade, ficará. A taxa de desemprego aumentou muito e não podemos mais deixar o cidadão em situação crítica”, justificou a vice-prefeita, Janete Aparecida.
A Prefeitura informou vai intensificar a fiscalização e as multas para festas clandestinas, notificando não só os organizadores, mas também os proprietários dos imóveis que os alugam para este fim.
“É com grande pesar que damos estas notícias aos divinopolitanos. Teremos tolerância zero para festa clandestina e para os organizadores. Todos somos culpados pelo aumento dos índices que fizeram Divinópolis voltar para a Onda Vermelha a partir de segunda-feira. Tudo o que está acontecendo agora é reflexo das festas de final de ano e do relaxamento das medidas preventivas”, destacou o prefeito Gleidson Azevedo.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram