A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) divulgou um balanço da covid-19 em Divinópolis em 2023. De acordo com a Semusa de 1º de Janeiro a 15 de dezembro desse ano, foram confirmados 1.250 novos casos da doença na cidade. No mesmo período, 12 pessoas – sendo seis homens e seis mulheres – morreram vitimas da infecção. Desde o início da pandemia até 31 de dezembro de 2022, Divinópolis havia registrado 755 mortes provocadas pela covid-19. Com os 12 óbitos verificados em 2023, o total de vítimas fatais chegou a 767.
Embora a Organização Mundial de Saúde (OMS) tenha declarado o fim da pandemia, o número de casos de covid voltou a crescer em todo o país. A vacinação, que atingiu a maioria da população, contribuiu de forma decisiva para que os novos casos registrados a partir de janeiro desse ano fossem menos agressivos, o que reduziu drasticamente o número de vítimas fatais. Com as notícias do avanço da covid a partir do segundo semestre desse ano, muitas pessoas voltaram a usar máscara de proteção facial, mesmo não havendo recomendação oficial para isso.
DENGUE
Já a situação da dengue em Divinópolis continua preocupando as autoridades de saúde do município. De acordo com o último boletim divulgado pela Semusa, esse ano já foram conformados 8.418 casos de dengue na cidade e 440 pessoas tiveram que ser internadas devido a gravidade da doença.
Ainda segundo a Semusa, foram notificadas 10 mortes por dengue e três por Chikungunya. A Secretaria informou que quatro mortes por dengue já foram confirmadas esse ano e outras seis estão em investigação. A Chikungunya já matou uma pessoa esse ano em Divinópolis.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram