Divinópolis inicia vacinação de todos os profissionais de Saúde e de agentes funerários

Compartilhe essa reportagem:

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) anunciou que começa nesta quinta-feira (18) a vacinação dos trabalhadores da área da saúde de Divinópolis, que não estão na linha de frente de combate à covid-19. Na primeira fase da imunização, foram vacinados os profissionais que atuam diretamente no combate à pandemia. De acordo com a Semusa, a vacinação será realizada na unidade de saúde onde o profissional tem cadastro. Serão disponibilizadas 1.300 doses para o grupo prioritário.

Os profissionais serão imunizados por ordem de chegada. As vacinas estarão disponíveis para os médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares.

Também estão na lista os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, lotados na prestação de serviços ao sistema e saúde.

As doses disponíveis são, ainda, da terceira remessa enviada pelo Governo de Minas para imunizar os idosos acima de 90 anos. Nesta remessa, o Ministério da Saúde indicou uma reserva para os demais profissionais de saúde fora da linha de frente.

As vacinas estarão em todas as unidades de saúde de Divinópolis. Para se vacinar, o profissional precisa ter o cadastro na unidade de saúde do bairro onde reside. Os profissionais já cadastrados precisam levar o cartão de vacina, um documento de identidade com foto ou a carteirinha do SUS ou da unidade de saúde e o contracheque para comprovar o seu vínculo empregatício na área de saúde ou comprovante de exercício profissional.

Para os profissionais sem o cadastro, é necessário fazê-lo na unidade mais próxima da residência. O procedimento é simples e é preciso levar um documento de identidade com foto, CPF, cartão SUS (caso não tenha, será feito e impresso na unidade) comprovante de endereço e contracheque ou comprovante de exercício profissional (carteirinha do conselho).

AGENTES FUNERÁRIOS

A Semusa informou, ainda, que através de uma equipe tática móvel, agentes funerários que mantém contato direto com cadáveres foram vacinados nesta quarta-feira (16). Segundo a Semusa, funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados estão no gruo de risco.

“Assim como os profissionais de saúde, os agentes funerários também estão expostos ao risco de contrair a doença, pois frequentam hospitais, serviços de verificação de óbito entre outros locais, além de terem contato com pessoas que faleceram de coronavírus”, afirmou a Semusa em nota oficial.

VÍTIMAS

O boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (16) pela Semusa indica que 154 pessoas já morreram vítimas da covid-19 em Divinópolis e dois óbitos ainda estão sob investigação. São 38.594 casos notificados, dos quais 6.273 já confirmados.

Com informações da Diretoria de Comunicação
Foto: Agente Funerário recebe vacina (PMD)

 

 


Compartilhe essa reportagem: