Divinópolis inicia vacinação de crianças de 5 a 11 anos nesta quarta-feira

Compartilhe essa reportagem:

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa a todos que terá início, nesta quarta-feira (19) a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19.

Seguindo determinação do Ministério da Saúde, a vacinação terá início para as crianças de 5 a 11 anos, que possuam comorbidades pré-definidas e/ou deficiência permanente, mediante comprovação. Para este público o município recebeu 1.090 doses.

A Semusa lembra a todos os pais que a vacina é segura, testada e aprovada pela Anvisa. Para a criança ser vacinada, será necessário fazer um cadastro no site da Prefeitura de Divinópolis (www.divinopolis.mg.gov.br) que está disponível nesta terça-feira (18). Ao acessar o site é só clicar no banner que diz “Cadastros para Vacinação contra a covid-19”.

O imunizante utilizado será a vacina pediátrica da Pfizer, frasco com tampa laranja. A vacinação, feita somente com agendamento, será realizada nas unidades de saúde: Nações, Belvedere, Bom Pastor, Ipiranga, Niterói e Ermida (Santo Antônio dos Campos).

Próximos grupos a serem vacinados

Após a vacinação das crianças com comorbidades e/ou deficiência permanente, serão imunizadas as crianças sem comorbidades, começando pelas crianças de 11 anos e diminuindo a idade, à medida que a imunização avance e a cidade for recebendo mais doses para este público.

Requisitos e documentações para vacinação de crianças:

  • Estar acompanhado dos pais ou responsáveis;
  • Apresentar documento de identificação;
  • Termo de consentimento dos pais;
  • Cartão de vacinas;
  • Cartão do SUS;
  • Cartão da Unidade de Saúde;
  • Comprovante de cadastramento para a vacinação (não é necessário imprimir, pode ser apresentando através de imagem do celular;
  • Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 15 dias;
  • Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Comprovação de comorbidade

Receituário médico com os medicamentos utilizados, relatório médico, resultados de exames, informações contidas em prontuário clínico ou em cadastros da unidade básica de saúde, dentre outros documentos comprobatórios.

Comorbidades: Diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão de órgão-alvo, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas crônicas, doença renal crônica, imunossuprimidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, síndrome de Down, cirrose hepática.

Comprovação da deficiência

Laudo médico que indique a deficiência; cartões de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência; etc.

Deficiências: física, auditiva, visual, intelectual e múltipla.

Fonte: Diretoria de Comunicação/PMD
Foto:Reprodução

 

 

 


Compartilhe essa reportagem: