A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) confirmou que a partir da próxima sexta-feira (25), crianças de seis meses a menores de três anos (2 anos, 11 meses e 29 dias), que possuem comorbidades, serão vacinadas contra covid-19 em Divinópolis.
Segundo a pasta, será aplicado o imunizante da Pfizer pediátrica baby e o esquema vacinal é composto por três doses. A imunização será realizada às sextas-feiras, das 8h às 16h, nas unidades de saúde dos bairros: Belvedere, Nações, Nossa Senhora das Graças, Bom Pastor, Niterói, Ermida e Ipiranga.
Para a imunização deste público, que é estimado em 290 crianças, o município recebeu da Secretaria de Estado de Saúde 580 doses do imunizante. Com essa remessa, será possível vacinar todas elas com duas doses. O intervalo mínimo entre a primeira e a segunda dose é de 28 dias.
A vacinação segue as orientações do Ministério da Saúde. Portanto, nesse primeiro instante, estão elegíveis para se vacinar as crianças de 6 meses a menores de 3 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias) com as seguintes comorbidades:
- Diabetes mellitus;
- Pneumopatias crônicas graves;
- Hipertensão Arterial Resistente (HAR);
- Hipertensão arterial estágio 3;
- Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo;
- Insuficiência cardíaca (IC);
- Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar;
- Cardiopatia hipertensiva;
- Síndromes coronarianas;
- Valvopatias;
- Miocardiopatias e pericardiopatias;
- Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;
- Arritmias cardíacas;
- Cardiopatias congênitas;
- Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;
- Doenças neurológicas crônicas;
- Doença renal crônica;
- Imunocomprometidos;
- Hemoglobinopatias graves;
- Obesidade mórbida;
- Síndrome de Down;
- Cirrose hepática.
As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina. Caso o acompanhamento seja por terceiros, é necessário apresentar um termo de autorização para vacinação, devidamente preenchido e assinado pelos pais ou responsáveis. Além disso, para se vacinar, as crianças não podem ter tido covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.
As comorbidades devem ser comprovadas através da apresentação de documentos, como: laudos; declarações; prescrições médicas / relatórios médicos com descritivo ou CID da doença / condição de saúde (emitidos em até 12 meses antes da data da vacinação), assinado e carimbado em versão original.
Fonte: Diretoria de Comunicação/PMD