Divinópolis e Bom Despacho comemoram 111 anos de emancipação político administrativa na próxima quinta-feira

Compartilhe essa reportagem:

Separadas por apenas 80 quilômetros, Divinópolis e Bom Despacho têm em comum a data de sua emancipação político-administrativa: ambos os municípios foram emancipados no dia 1º de Junho de 1912 e nesta quinta-feira (1º de Junho) estarão em festa para comemorar 111 anos. Como cidades emancipadas ainda são jovens, mas a história desses dois municípios começou ainda no Século XVII, quando esta região do Estado começou a ser desbravada.

Divinópolis e Bom Despacho tiveram desempenho muito diferentes quando se trata de crescimento populacional. O último censo do IBGE, realizado em 2010, indicou uma população de 45.624 pessoas para Bom Despacho. Já a última estimativa feita pelo Instituto, em dezembro de 2021, apontou que a população da cidade subiu para 51.436 pessoas.

Já Divinópolis, em 2010, conforme contagem oficial do IBGE, possuía 213.016 moradores. A última estimativa feita pelo Instituto indicou que em dezembro de 2021, a população da cidade havia atingido a 242.550 moradores.

PONTO FACULTATIVO

As duas cidades preparam comemorações para o dia 1º de junho. O principal evento, tanto em Divinópolis, quanto em Bom Despacho, é o desfile cívico, que ocorrerá a partir de 8h nas duas cidades. A data é feriado municipal e não haverá feriado prolongado para os servidores públicos municipais de Bom Despacho, já que na sexta-feira não foi decretado ponto facultativo pelo prefeito Bertolino Neto.

Já em Divinópolis, ocorrerá o feriado municipal no dia 1° e, na sexta-feira, dia 2, é ponto facultativo para os servidores municipais. Todos os setores administrativos da Prefeitura estarão fechados, funcionando somente os serviços considerados essenciais. A Câmara Municipal segue o mesmo expediente da Prefeitura.

As agências bancárias não funcionam em Divinópolis e Bom Despacho na quinta-feira. Já na sexta-feira, dia 2, apesar do ponto facultativo, as agências funcionarão normalmente.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 

 


Compartilhe essa reportagem: