Divinópolis começa a aplicar a vacina bivalente contra covid-19 em portadores de deficiência, gestantes e servidores da Saúde

Compartilhe essa reportagem:

 

Já está disponível nos centros de saúde de Divinópolis a vacina bivalente contra covid-19 para portadores de deficiência acima de 12 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, mães de recém-nascidos até 45 dias após o parto e os trabalhadores de estabelecimentos de saúde.

A ampliação dos grupos segue as orientações do Ministério da Saúde. Além destes novos grupos, a vacina bivalente continua disponível para os idosos acima de 60 anos, pessoas imunossuprimidas acima de 12 anos e para residentes ou trabalhadores de instituições de longa permanência.

Segundo a Semusa, a formulação bivalente da vacina contra a covid-19 contém componentes da cepa ancestral do vírus e componentes da variante Ômicron. Inicialmente, essa vacina está sendo utilizada como dose de reforço para pessoas que pertencem a grupos prioritários, que possuam, no mínimo, duas doses anteriores de vacina contra covid realizadas há quatro meses ou mais.

A vacina está disponível em todas as salas de vacinas do município, de 8h às 16h. As unidades de saúde que pertencem ao programa Saúde na Hora, localizadas nos bairros Planalto, Ermida, Tietê, Sagrada Família e Belvedere, também realizam a vacinação durante o período noturno, de 18h às 21h.

A equipe de vacinação itinerante da Central de Imunização definirá em breve um cronograma para realizar a vacinação dos trabalhadores de hospitais, no próprio ambiente de trabalho, para facilitar o acesso ao imunizante e para que estes profissionais não precisem se deslocar até às unidades básicas de saúde.

A população alvo estimada para receber o reforço com a vacina bivalente em Divinópolis é de 68.414 pessoas. Um total de 7.600 pessoas já foram vacinadas nessa campanha, iniciada em 27 de fevereiro.

Reportagem: Jotha Lee
Com informações da Diretoria de Comunicação/PMD

 

 


Compartilhe essa reportagem: