Divinópolis começa 2022 com aumento superior a 40% no número de mortes pela covid-19

Compartilhe essa reportagem:

O avanço da covid-19 em Divinópolis voltou a ser um fantasma para as autoridades sanitárias do município no início desse ano. Com a chegada da variante Ômicron, os reflexos do avanço da pandemia já são sentidos pelos hospitais, que já estão abrindo leitos extras para atendimento de pacientes. O número de óbitos também mostra o avanço da pandemia na cidade. Em dezembro, foram registradas três mortes em decorrência do coronavirus na cidade. Já em janeiro, foram 10 óbitos, o que representa um aumento de 42,85% em relação a dezembro. Até esta segunda-feira, Divinópolis já contabilizava 671 mortes pela covid-19, sendo 357 homens e 314 mulheres. Dezembro fechou com 661 óbitos.

Divinópolis fechou 2021 com 112.516 casos notificados. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (31/01) pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), até ontem já eram 135.700 casos notificados, ou seja, 23.185 somente em janeiro, aumento de 20,60%. Os casos confirmados eram 21.889 em 30 de dezembro, pulando para 24.155 em janeiro, 2.266 novas confirmações da doença somente no primeiro mês do ano, o que representa um aumento de 10,35% em relação a dezembro.

LEITOS EXTRAS

A ocupação de leitos destinados à pacientes da covid-19 vem crescendo de forma rápida nesse primeiro mês do ano. A Semusa informou que 32 pessoas estão internadas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) destinadas a pacientes de covid-19. Divinópolis possui 42 leitos para esse fim. A taxa de ocupação está em 76,2%. Já nos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação é de 72,5%, com 45 dos 62 leitos disponíveis ocupados. Esses números consideram toda a rede de saúde do município.

Nas Unidades de Terapia Intensiva, o Complexo de Saúde São João de Deus registra 17 pacientes internados nas UTIs destinadas a pacientes da covid-19, sendo 11 pacientes no CTI adulto, que já opera com um leito extra.  No CTI infantil do SUS três crianças estão internadas, além de três no CTI adulto da área suplementar, que também já conta com um leito extra.

No Hospital Santa Mônica, há um paciente no CTI adulto, além de duas crianças contaminadas no CTI infantil. No Hospital São Judas Tadeu, há oito casos de covid-19. No Hospital Santa Lúcia, há registros de quatro internações por Covid-19 neste setor.

Na enfermaria para covid-19, o Complexo de Saúde São João de Deus, contabiliza 13 pacientes internados na área atendida pelo SUS, além de seis pacientes na área suplementar. O Hospital Santa Lúcia possui 11 casos de Covid-19 internados em enfermaria. O Hospital Santa Mônica possui nove casos em enfermaria e o Hospital São Judas Tadeu está seis internações neste setor.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: Diretoria de Comunicação/PMD

 

 

 


Compartilhe essa reportagem: