Divinópolis entra em um estágio alarmante diante da disseminação da covid-19 na cidade. Na sexta-feira a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) confirmou dois novos óbitos. Na manhã desta segunda-feira, foi confirmada mais uma morte provocada pela covid. Com isso, Divinópolis chega a 88 mortos vítimas da pandemia.
O último boletim epidemiológico divulgado pela Semusa foi na sexta-feira (18), com 24.174 casos suspeitos e 3.290 confirmados. Esses números já estão defasados, pois ainda não foram contabilizados os registros de sábado, domingo e desta segunda-feira, que serão atualizados somente amanhã. Ainda segundo a Semusa, 287 pessoas aguardam resultados de exames.
As três últimas mortes confirmadas são de dois homens, um de 74 e outros de 53 anos, e uma mulher, de 69 anos.
OCUPAÇÃO HOSPITALAR
O boletim da Semusa informa, ainda, que 49 pacientes com quadro clínico compatível à Covid-19 estão internados na UTI e 49 se encontram no setor de enfermaria. Os dados apontam taxa de ocupação de 67,1% na UTI e 44,1% no setor de enfermaria. Esses percentuais significam todos os leitos disponíveis na cidade, incluindo UPA 24h, Complexo de Saúde São João de Deus mais três hospitais particulares.
O reflexo do crescimento vertiginoso da covid-19 em Divinópolis pode ser sentido pelos números apresentados nesta segunda-feira (21) pelo Complexo de Saúde São João de Deus. De acordo com o site Divinews, em informações atribuídas à Assessoria de Imprensa, o São João de Deus atingiu a 93% de ocupação dos leitos de UTI disponíveis na unidade. Os leitos para covid-19 da saúde suplementar disponíveis no São João devem atingir hoje 100% de sua capacidade. Já os leitos para covid disponíveis pelo SUS, atingiram a 74% de ocupação. Ainda de acordo com o Hospital, pacientes já começam a ser enviados a hospitais de outras cidades.
MAIS DE 100%
Um dos dados mais preocupantes nesta fase de crescimento da covid-19 em Divinópolis foi apresentado no último boletim epidemiológico da Semusa. Em novembro, a média diária de notificações foi de 136 casos. Em dezembro, até o dia 16, essa média subiu para 281 notificações, o que representa um aumento de 106,51%. É a maior média diária de notificações na cidade desde o início da pandemia.
Até o momento, o mês de dezembro apresentou alta nos índices epidemiológicos em comparação com o mês anterior. A média diária de notificações em novembro foi de 136. Em dezembro, são 281 casos notificados por dia, a maior desde o início da pandemia.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram