Conforme reportagem publicada nesta segunda-feira (22) pelo Portal do Sintram, boa parte dos 613 servidores em horas extras na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) está direcionada para campanha de vacinação contra a covid-19. A medida é necessária, visto que a covid-19 continua fazendo vítimas na cidade. Embora a propagação do vírus esteja absolutamente sob controle, ainda há registros de casos confirmados e mortes.
De acordo com o último boletim epidemiológico da covid-19 divulgado pela Semusa na semana passada, esse ano já foram confirmados 740 casos da doença na cidade. Cinco pessoas morreram em 2024 em decorrência da covid, sendo dois óbitos em fevereiro e três em março. Em 2023 foram registradas 12 mortes. Desde o início da pandemia, 781 pessoas morreram em Divinópolis em consequência da infecção.
Os números da Semusa mostram que esse ano as mulheres têm sido as maiores vítimas, com 494 casos confirmados, contra 246 do sexo masculino. O maior número de casos confirmados ocorreu em fevereiro, com 412. Em abril, até o dia 16, foram confirmados oito casos.
TESTES
No mês passado, o Portal do Sintram denunciou que não havia testes para a covid-19 nas unidades de saúde de Divinópolis. O último processo de compras realizado pela Semusa ocorreu em fevereiro, quando foram adquiridos através da compra direta 2.500 testes, ao custo unitário de R$ 4,00, perfazendo o custo total de R$ 10 mil. A Semusa não informou quando esses testes foram disponibilizados à população.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram