A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informou que o Programa Nacional de Imunizações ampliou a vacinação contra gripe/influenza para a população não vacinada, a partir de seis meses de idade. A decisão ocorreu em virtude do aumento de internações de infecções respiratórias e do estoque de doses de vacinas.
Segundo a Semusa, “a ampliação da vacinação fundamenta-se nos benefícios que a vacinação pode proporcionar para a população não contemplada nos grupos prioritários, além de contribuir na redução dos atendimentos ambulatoriais, internações e absenteísmo, principalmente durante o outono e inverno”.
A Secretaria informou, ainda, que a vacinação está acontecendo nas 38 unidades de saúde do município, com horário de funcionamento das 8h às 16h. Nas unidades que fazem parte do programa “Saúde na Hora”, a vacinação está disponível das 18h às 21h: ESF Ermida, Sagrada Família, Planalto, Belvedere e Tietê.
A Semusa alerta que “nesse período de frio, as doenças de transmissão respiratórias são mais frequentes e as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados, com pouca ou nenhuma ventilação natural, que somado a outros fatores, facilita a transmissão dos vírus de um indivíduo a outro”.
O Ministério da Saúde destaca que alguns grupos são mais vulneráveis a desenvolver complicações em decorrência da doença, são eles: gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, crianças de até 5 anos, indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais, como cardiorrespiratórias, diabetes, hipertensão, dentre outras. Assim, permanece a importância da vacinação nesses grupos de risco, para evitar a influenza e possíveis agravamentos.
Com informações da Diretoria de Comunicação