Diretoria do Sintram representará enfermeiros da cidade em manifestação em Belo Horizonte

Compartilhe essa reportagem:

 

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), vai representar os profissionais da enfermagem do serviço público municipal de todas as cidades de sua base, na manifestação marcada para esta terça-feira (14) em Belo Horizonte. Inicialmente o Sindicato pretendia disponibilizar um ônibus para transportar os profissionais em participar da mobilização desta terça-feira, porém, como houve baixa adesão  em razão do curto espaço para preparar a viagem, o Sindicato enviará sua diretoria para representar a classe.

A manifestação desta terça-feira, que reunirá profissionais da enfermagem dos serviços público e privado, mais uma vez reivindicará o pagamento do piso salarial da categoria. O Sind-Saúde/MG, sindicato que representa os profissionais da enfermagem do serviço público de Minas Gerais, disse que a manifestação demonstrará toda a insatisfação da classe com a falta de vontade política para que o piso seja pago.

Irislaine Duarte, diretora de Planejamento do Sintram, afirmou que o Sintram representa 36 cidades, com mais de três mil profissionais da enfermagem somente no serviço municipal. “Como representante deste enorme contingente de trabalhadores, o Sintram já vem defendendo o pagamento do piso desde o ano passado. O Sindicato cumpre seu ofício representando a classe e estaremos sempre ao lado dos nossos servidores para garantir que seus direitos assegurados por lei sejam cumpridos”, afirmou a diretora do Sintram.

DIVINÓPOLIS

Divinópolis fechou 2022 com 450 profissionais da enfermagem. Essa foi a última informação fornecida pela Secretaria Municipal de Administração (Semad). A Prefeitura de Divinópolis não informa em nenhuma de suas plataformas o número atualizado de servidores. Para se obter esse dado o pedido ser ser formalizado junto a Semad, utilizando-se as regras da Lei de Acesso à Informação.

No ano passado, a pedido do Sintram, a Semad informou que 450 profissionais da enfermagem prestavam serviços ao município. São 297 técnicos de enfermagem, dos quais 111 no Programa de Saúde da Família, 83 auxiliares de enfermagem e 70 enfermeiros.

COFEN

Na manhã desta segunda-feira (13) o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) divulgou nota oficial em apoio à manifestação da classe. Na nota, o Cofen afirma que “o novo Ministério da Saúde está empenhado com a criação, em 15 dias, de um grupo de trabalho que deve elaborar uma proposta técnica para levar a um colegiado interministerial formado com vistas ao pagamento [do piso]. A nova ministra da saúde, Nisia Trindade, reafirmou o compromisso do novo governo com a valorização da Enfermagem”.

O Cofen disse ainda que “o piso salarial é uma conquista histórica da Enfermagem. A garantia desse direito é um reconhecimento à importância da categoria para a saúde da população do país e não pode permanecer estagnada no judiciário”.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: