Diretoria do Sintram avalia positivamente 2020 e estabelece metas para o ano que vem

Compartilhe essa reportagem:

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) já está traçando metas para o ano que vem. Entretanto, na avaliação de 2020, ano em que a crise econômica do país foi agravada ainda mais pela pandemia do coronavirus, a diretoria entende que as medidas administrativas adotadas e o empenho junto às prefeituras foram recompensados com resultados positivos.

Para a presidente Luciana Santos, apesar das dificuldades, houve ganhos para os servidores. “Não há dúvida que 2020 foi um ano atípico. Pouco pode ser feito daquilo que foi planejado, pois a pandemia impôs limites que tivemos que respeitar. Mas, de modo geral, consideramos um ano positivo, pois os servidores de nossa base tiveram a reposição salarial, apesar das dificuldades as prefeituras cumpriram seus compromissos com o sindicato mantendo a folha de pagamento em dia e conseguimos sanar outras demandas dentro dos limites de nossa atuação impostos pela pandemia. Houve prejuízos, sim, como a paralisação da discussão dos planos de carreira que já estavam adiantados em algumas cidades e ficamos impedidos de manter visitas mais frequentes para acompanhar de perto como sempre fizemos as demandas dos nossos servidores. Mas nossa expectativa é que em 2021 possamos retomar o nosso planejamento para continuarmos na incansável luta em defesa dos interesses dos nossos dignos trabalhadores”, avaliou.

A presidente Luciana Santos e o diretor financeiro Marco Aurelio Gomes entregam material a uma escola municipal

Já o vice-presidente, Wellington Silva, entre outros pontos positivos, destaca a intervenção do sindicato em diversas situações que tiveram respostas positivas dos gestores. “Nossa atuação realmente ficou muito limitada, mas isso não nos impediu de estarmos presentes em todas as demandas que nos foram apresentadas pelos servidores de toda a base. Principalmente no auge da pandemia, estivemos presentes para garantir a segurança dos profissionais da linha de frente e, como consequência, a população teve mais segurança e mais confiança no serviço público. Nossos serviços funcionaram corretamente, conseguimos economizar o suficiente para realizar uma reforma em nossa sede que dará mais comodidade no atendimento aos servidores, além de proporcionar o aumento da prestação de serviços. De modo geral, conseguimos passar por um ano difícil, sem que o atendimento sofresse prejuízos significativos”, ponderou.

O diretor financeiro, Marco Aurélio Gomes, destacou o empenho da diretoria em economizar e garantir a saúde financeira do sindicato, que mesmo com o fim da contribuição sindical manteve todos os serviços oferecidos aos servidores. “Trabalhamos com muita responsabilidade e isso fez a diferença. Vamos fechar o ano com as contas equilibradas, o que nos dá a possibilidade de prever novos investimentos em beneficio dos servidores em 2021. Vale destacar também o imposto de renda solidário, uma iniciativa que ajudou a muitos servidores nas suas declarações e resultou em materiais escolares que foram doados a instituição de ensino”, destacou.

A conselheira Lucilândia Monteiro entrega agasalhos doados pelo sindicato a uma instituição da cidade

A conselheira Lucilândia Monteiro, que participa de uma série de atividades no Sindicato, registrou conquistas importantes nas cidades da base. “Mesmo com as limitações, estivemos presentes na base e vale destacar o concurso público realizado em Bambuí, cujo resultado já foi homologado. Estamos na expectativa agora da publicação do edital para o concurso da Prefeitura de Carmo do Cajuru, uma promessa feita ao Sindicato pelo prefeito Edson Vilela, que foi reeleito. Esse concurso é uma luta antiga do Sintram e temos certeza que se tornará realidade no primeiro semestre do ano que vem”, afirmou.

O secretário Demetrio Bento põe a mão na massa e conserta iluminação

O secretário geral, Demetrio Bento da Cruz, afirmou que a atual diretoria ainda tem muito a oferecer. “Esse ano cuidamos da reorganização administrativa do sindicato para que a prestação de serviços seja cada vez mais eficiente. E uma de nossas preocupações constantes foi administrar com responsabilidade os recursos financeiros do sindicato, sempre com o objetivo de beneficiar os nossos servidores. Também não deixamos de lado a nossa luta sindical em favor dos trabalhadores e vamos continuar no ano que vem com a mesma vontade, a mesma garra, para que os direitos sejam preservados”, analisou. “Quero destacar também o empenho de todos os diretores, realizando pequenas tarefas, como troca de lâmpadas, pequenos consertos, evitando gastos e economizando para benefício do servidor”, destacou.

O diretor Wantuil Alves, que trabalhou em cidades importantes da base, classificou o ano como desafiador. “Foi um ano em que os desafios foram maiores, pois a pandemia reduziu nossas ações, Mas, mesmo assim, iniciamos trabalhos importantes em cidades de destaque na região, como Bom Despacho e Conceição do Pará, apenas para citar algumas. Com certeza vamos manter a mesma vontade para 2021, com muito trabalho e muito empenho”, avaliou.

Os diretores Geise Silva e Wantuil Alves saem para mais uma visita a cidade da base

A diretora Geise Silva disse que a pandemia impôs a necessidade de novos aprendizados, mas que o sindicato soube se adaptar a essa realidade. “Pelo saldo altamente positivo, dentro dos limites impostos pela crise econômica, agravados pela pandemia, podemos dizer que a diretoria soube adaptar a essa realidade e estamos preparados para 2021”, garantiu.

A presidente Luciana Santos fez questão de enaltecer o desempenho do departamento jurídico. “Nosso jurídico, como sempre, manteve atuação constante, seja em ações efetivas, seja na orientação dos servidores e outras prestações de serviço. Temos uma grande demanda e mostramos que estamos preparados, com nossos advogados sempre zelosos e atentos para a defesa legal dos interesses dos nossos trabalhadores”, garantiu.

A presidente finalizou afirmando que o trabalho será ainda mais intenso em 2021. “Temos a expectativa de que com a chegada da vacina haverá também uma nova realidade e estamos preparados para isso. Nossa missão continuará sendo cumprida com zelo e muito, muito trabalho. Em nome de todos os nossos diretores, dos conselheiros, dos nossos colaboradores, aproveito o ensejo para desejar aos nossos servidores, fornecedores e companheiros de luta, um novo ano de renovação, pois assim será 2021. E que essa renovação venha acompanhada de paz e muita saúde, nos dando força e coragem para enfrentarmos as batalhas que certamente virão”, concluiu a presidente.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: