Diretoria do Sintram alerta servidores para a importância de se eleger candidatos comprometidos com o serviço público

Compartilhe essa reportagem:

As eleições do próximo dia 15 de novembro, que vão renovar os poderes Executivo e Legislativo dos municípios, trazem componentes que a tornam ainda mais importante para todos os cidadãos brasileiros. Os novos gestores e legisladores terão pela frente a difícil tarefa de recuperar municípios devastados pela pandemia e muitos deles totalmente quebrados em virtude de administrações incompetentes e descompromissadas na boa gestão dos recursos públicos.

Inegável que a recuperação dos municípios passa inicialmente por boas gestões públicas, que devem estar, obrigatoriamente, ligadas ao bom uso dos recursos disponíveis. E boas gestões públicas dependem, exclusivamente, da competência do serviço que será prestado ao cidadão. É nesse quesito que entra o servidor público, que ao longo dos anos tem sofrido com perdas salariais, administrações que incham folhas de pagamento com cabos eleitorais em cargos de confiança desnecessários e transformam a máquina pública em um instrumento particular para garantir empregos a correligionários.

Para o verdadeiro servidor público que têm sido o esteio para o funcionamento razoável da máquina pública, é uma eleição ainda mais importante. Com salários congelados no ano que vem, reformas nas previdências públicas municipais e uma reforma administrativa ameaçadora, o servidor precisa ter muito cuidado com o seu voto. Precisa buscar conhecer melhor aqueles que disputam o pleito, procurar pelo histórico de cada candidato e se informar sobre seus planos de governo.

Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), Luciana Santos, o servidor precisa se conscientizar de que será ele quem estará na linha de frente nessa fase de reconstrução dos municípios. “O Sintram é responsável por servidores de mais de 30 municípios da região. Nesses últimos anos tivemos que lutar muito para evitar perdas maiores. Não foram poucas as vezes que nos deparamos com a falta de respeito de administradores aos nossos servidores. Por isso, estamos chamando a atenção de todos os nossos trabalhadores para que nas eleições que ocorrem dentro de pouco mais de um mês participem ativamente do processo. Que procurem conhecer os candidatos comprometidos com o serviço público, pois as dificuldades serão muitas. Se não elegermos gestores e legisladores que compreendam a importância do servidor para o processo de reconstrução que teremos pela frente, dificilmente nossos municípios conseguirão reencontrar o caminho do crescimento”, afirma a presidente.

Para o vice-presidente do Sindicato, Wellington Silva, os servidores precisam compreender a importância do seu voto e principalmente é necessário entender que os próximos anos serão atípicos. “Os servidores municipais estão na porta de entrada para o atendimento ao cidadão e a recuperação pós pandemia passa pela qualidade do serviço que cada município vai oferecer. Os próximos anos serão atípicos e se não houver a valorização dos servidores o povo sofrerá os prejuízos. E para agravar ainda mais esse quadro que já se apresenta caótico, como o servidor está na linha de frente, o cidadão quase sempre responsabiliza o trabalhador pela qualidade do serviço prestado, por desconhecer as precárias condições que muitas vezes são oferecidas. Por esses e muitos outros motivos, nossos servidores precisam estar atentos e votar naqueles candidatos que estão comprometidos com o serviço público, pois com certeza, com valorização do trabalhador e mais qualificação, o cidadão é quem sairá ganhando”, finaliza o vice-presidente.

CANDIDATOS

A partir de amanhã o site do Sintram vai publicar os candidatos a prefeitos de todos os municípios de sua base e destacar os principais pontos dos seus planos de governo. O objetivo é contribuir com os servidores e com os eleitores de modo geral para que todos tenham melhores condições de exercer plenamente sua cidadania em 15 de novembro.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: