A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) iniciou 2025 com as atenções voltadas na busca de soluções para reivindicações dos servidores municipais que compõem a base do Sindicato. Nesse sentido, diretores estão visitando prefeituras e conversando com as novas administrações para abertura de diálogo com os novos gestores e aqueles que foram reeleitos.
Nesta segunda-feira (6), o presidente do Sintram, Marco Aurélio Gomes, acompanhado dos diretores Elder Cássio Ferreira Quadros (Financeiro) e Lucilândia Monteiro (Secretária Geral), esteve em Carmo do Cajuru, para uma reunião com o prefeito Vinicius Camargos (PP). Também participaram do encontro o vice-prefeito Eminho Miranda e os secretários de Fazenda e Planejamento, Luiz Cláudio Pereira, e de Administração, Jorge Silva.
Durante a reunião, os diretores do Sintram informaram ao prefeito que estão cientes das condições financeiras às quais o município foi entregue a atual gestão. Uma das questões abordadas pelo Sindicato foi a quitação da folha de pagamento, que não foi fechada pela gestão anterior. O prefeito Vinícius Camargos garantiu que a prioridade de seu governo é o salário dos servidores em dia.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Carmo do Cajuru, o prefeito ainda apresentou ao Sindicato algumas propostas, entre elas a contratação de uma empresa especializada para realizar um estudo de Plano de Cargos e Carreira para atualizar a demanda de salários e de mão de obra. Esse estudo permitirá, ainda, organizar o concurso público que o prefeito pretende realizar no ano que vem.
Além disso, o secretário de Fazenda e Planejamento, Luiz Cláudio, reforçou que o município aguarda a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado em 2024 para conceder a revisão anual do salário dos servidores, que virá acompanhada de ganho real.
Vinicius Camargos, que cumpre seu primeiro mandato como prefeito da cidade, também confirmou que é meta do governo oferecer transporte aos servidores municipais, tanto os que residem em Divinópolis, quanto para quem mora em Carmo do Cajuru. De acordo com o prefeito, já foi solicitado aos técnicos da segurança do trabalho um levantamento sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e novos uniformes que atendam às necessidades e segurança de cada função exercida pelos servidores.
“Vamos fazer o que for preciso para valorizar o servidor municipal. São eles que fazem a máquina pública funcionar e é preciso ter condições favoráveis de trabalho. Além dessas propostas, ainda temos outras que estamos estudando a melhor forma de aplicá-las a médio e longo prazo, outras já serão em curto prazo como aumentar a licença maternidade de quatro para seis meses e a licença paternidade de cinco para 20 dias”, destacou o prefeito Vinícius Camargos.
O presidente do Sintram, Marco Aurélio Gomes, disse que o encontro com o prefeito e parte de sua equipe foi produtivo e animador. “O diálogo é sempre a melhor forma de buscar soluções e o prefeito de Carmo do Cajuru mostrou que vai conversar com o sindicato. Mostrou também que está empenhado em buscar soluções para as reivindicações dos servidores, portanto, o prefeito está falando a mesma linguagem do sindicato. Queremos diálogo e nosso principal foco é dar dignidade aos nossos servidores e vimos que o prefeito está assumindo esse compromisso”, destacou.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Com informações da Assessoria de Imprensa