A diretoria do Sintram representada pelo diretor de planejamento, Vantuil Alves, e pela conselheira, Lucilândia Monteiro, esteve na última quinta-feira (04/03), em Bom Despacho, em reunião com o prefeito Bertolino Neto. A reunião foi solicitada pelo sindicato para tratar de interesses do funcionalismo. Também na mesma semana, na terça-feira (02/03), o diretor Vantuil Alves representou o sindicato em reunião na Câmara Municipal.
Uma da pautas discutidas pelo Sintram com o prefeito foi relativa ao cronograma de vacinação dos professores da rede municipal de ensino, diante da previsão de voltas às aulas. Foi ressaltado pelos sindicalistas, que é fundamental a vacinação de todos os profissionais antes do retorno das aulas. O Sindicato alertou também que em caso de contaminação pelo Covid-19 nas escolas as servidoras da limpeza não podem fazer a desinfecção, sendo necessário contratar serviço especializado.
A administração justificou que não há vacinas no momento e está seguindo o cronograma nacional, sendo imunizados os servidores da linha de frente da Saúde e os idosos institucionalizados e de 85 anos ou mais de idade. Disse que o município, através do Comitê Municipal de Combate à Covid estabeleceu Procedimento Operacional Padrão – POP, os quais devem ser cumpridos nas escolas. Ficou acertado da administração enviar o documento ao sindicato.
A revisão salarial dos servidores municipais seria também pauta de discussão do encontro, no entanto, o prefeito municipal, na última semana, antecipou o pleito do sindicato e enviou o Projeto de Lei 15/2021, que autoriza a revisão salarial para os servidores municipais. A recomposição será de 4,52% e corresponde ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado em 2020. O projeto, que ainda aguarda votação, garante a revisão retroativa a partir de 1º de janeiro desse ano. Mesmo o projeto estando em tramitação, os sindicalistas frisaram que a revisão deve ser para todos os servidores municipais, visto que o piso nacional dos professores não teve reajuste neste ano. O sindicato ficou de formalizar o pedido a administração municipal, por meio de ofício.
PCCS
Outro ponto de debate com a administração municipal foi relativo ao Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Servidores – PCCS, que está sendo elaborado pela empresa Perfix Assessoria e Consultoria Ltda. Inclusive no último dia 1º de março foi prorrogado o contrato com a empresa por mais 180 dias. Os sindicalistas frisaram a necessidade de retorno do trabalho das Comissões dos Servidores, eleitas em assembleia do sindicato, para discutir a respeito da proposta. O prefeito disse que a administração assim que tiver o plano em mãos irá abrir oportunidade para discussão com os servidores municipais, no momento a Prefeitura ainda não teve acesso ao trabalho.
CONDIÇÕES DE TRABALHO
Também na reunião, o sindicato falou da necessidade de adequações nos locais de trabalho dos servidores, visto que em visita foi constatado, que a administração não está respeitando o distanciamento mínimo seguro entre os trabalhadores municipais, inclusive questionou a segurança da rede elétrica compartilhada. Sugeriu a contratação de um arquiteta, para melhor otimização dos espaços e seguindo todos os protocolos de segurança. O prefeito disse que a mudança para o novo local está ainda em fase de adequações e serão observadas as questões apontadas pelo sindicato.
A conselheira Lucilândia Monteiro e o diretor Vantuil Alves avaliaram o primeiro encontro com o prefeito como positivo, já que o chefe do Executivo se mostrou aberto ao diálogo e participação da categoria. “Foi a primeira reunião que o Sintram teve com o atual gestão e avaliarmos como muito positivo o encontro. A administração se mostrou aberta as preocupações do sindicato e está disposta a trabalhar junto”avaliou Lucilândia.
CÂMARA
Na última terça-feira (02/03), o sindicato representando pelo diretor Vantuil Alves esteve presente também em reunião na Câmara Municipal, a convite da vereadora Sildete Aparecida, que é uma das servidoras, que compõem a Comissão de Servidores da Saúde, eleita para discussão do PCCS. No encontro, foram discutidas a situação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários, a proposta de aumento da alíquota do Instituto de Previdência – BDPrev e a revisão salarial do funcionalismo.
Também no encontro estiveram presentes os vereadores, Eder Tipura e Sâmara Mara, alguns servidores da ativa e aposentados e representantes da Associação dos Servidores Municipais – Asem. Na reunião, foi debatida a insatisfação da categoria com a proposta de aumento da alíquota previdenciária para 14%. Após esclarecimentos e debates sobre os pontos de pauta, ficou acertado que será solicitado pela Câmara ao Instituto de Previdência a atualização do cálculo atuarial, para verificar a atual situação da Previdência Municipal.
Reportagem: Flávia Brandão
Comunicação Sintram