A solenidade de diplomação dos candidatos eleitos em 2022 em Minas Gerais será realizada no dia 19 de dezembro, às 17h. A cerimônia, que acontecerá na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, será transmitida ao vivo no canal do TRE no YouTube.
A diplomação dos eleitos é um ato previsto na legislação e marca o encerramento do processo eleitoral. O ato consiste na entrega do diploma aos eleitos, um documento oficial emitido pelo TRE, assinado pelo presidente da instituição, e que é condição para a posse em 2023.
Serão 135 diplomados, nesta ordem: o governador Romeu Zema e seu vice, Mateus Simões; o senador Cleitinho Azevedo e dois suplentes; 53 deputados federais e 77 deputados estaduais.
Nesta quarta (23) os candidatos eleitos, ou representantes, participaram de uma reunião no TRE para receberem orientações e tirarem dúvidas sobre a solenidade. A diretora-geral do Tribunal, Glória Araújo, destacou que será uma sessão solene, com rito próprio, e pediu que todos fiquem atentos às regras estabelecidas. Também explicou todo o trabalho para a realização da diplomação, com o envolvimento de diversas áreas do TRE, incluindo o planejamento da segurança do evento, com apoio do Gabinete Institucional de Segurança das Eleições 2022.
A equipe de cerimonial do Tribunal esclareceu pontos como o número de convites a que cada diplomando terá direito, o acesso deles e de seus convidados ao local do evento e a proibição do uso de cartazes, faixas e outros itens para manifestações políticas durante a solenidade. Foram apresentadas, ainda, explicações sobre a emissão dos diplomas e retirada do documento pelos eleitos que não puderem comparecer ao evento.
CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA
Veículos de comunicação interessados em acompanhar presencialmente a solenidade devem solicitar credenciamento por meio de formulário disponibilizado pela Assessoria de Imprensa. O credenciamento será encerrado às 18h do dia 30 de novembro ou quando forem preenchidas as 25 vagas disponíveis, o que acontecer primeiro.
Devido à limitação de espaço e questões de segurança do evento, foram estabelecidas algumas regras para o trabalho da imprensa.
Só serão credenciados veículos de comunicação formalizados – emissoras de rádio e TV detentoras de concessão pública e jornais/portais de notícia/agências de notícia com CNPJ registrado. Não serão credenciadas como imprensa pessoas que têm apenas blog ou perfil pessoal em redes sociais ou assessores de imprensa dos eleitos.
Emissoras de TV terão direito a três credenciais. Emissoras de rádio, jornais, portais e agências de notícias terão direito a duas credenciais.
As credenciais deverão ser retiradas na sede do TRE em data a ser informada pela Assessoria de Imprensa. Não haverá entrega de credenciais no dia do evento.
O uso da credencial será obrigatório para entrar na Sala Minas Gerais e durante toda a permanência no local. Entrevistas com os diplomandos só poderão ser realizadas no foyer da Sala Minas Gerais.
Os diplomandos não poderão ter fotógrafos e cinegrafistas próprios para o registro da solenidade. Fotos oficiais do evento serão disponibilizadas aos eleitos e também aos jornalistas que tiverem interesse nas imagens.
Fonte: TRE-MG