ITAPECERICA
Candidato a vereador em Itapecerica é indeferido por condenação criminal por tráfico de drogas e danos ao patrimônio público
Em Itapecerica, 74 candidatos vão disputar 11 cadeiras na Câmara Municipal. A média é de 6,7 candidatos por vaga. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 17.046 eleitores estarão aptos a votar em Itapecerica no próximo dia 6 de outubro. A média é de 230 votos por candidato.
Um dos candidatos inscritos para disputar as eleições da cidade, Eustáquio Silva (PT), teve seu registro indeferido pela Justiça. Em 2019, ele sofreu uma condenação criminal por tráfico de drogas. Em 2018, o candidato já havia sido condenado por dano ao patrimônio público.
PREFEITURA
Para disputar o cargo de Prefeito, a Justiça Eleitoral deferiu os registros de quatro candidatos: Alberoni Eletricista (PT), Raquel Batista (Solidariedade), Elias Lixito (Rede) e Gleytinho do Valério (PP). Os quatro candidatos disputam pela primeira vez o cargo de prefeito da cidade.
CARMO DA MATA
Justiça confirma quatro candidatos a prefeito de Carmo da Mata; um concorrente foi indeferido
A Justiça Eleitoral confirmou o registro de quatro candidatos na disputa pela Prefeitura de Carmo da Mata. Um dos concorrentes, Marquinho Pinto (Podemos), teve seu registro indeferido, uma vez que sua filiação partidária não respeitou o prazo legal que permitisse sua candidatura. O partido não substituiu o candidato.
Veja por ordem alfabética, os candidatos a prefeito de Carmo da Mata, já com registros deferidos:
JOSÉ CARLOS LOBATO (PSD): Atual prefeito, José Carlos Lobato tenta seu segundo mandato como prefeito da cidade. Em 2012, Lobato disputou a eleição e foi o segundo colocado com 3.025 votos. Venceu o pleito daquele ano Almir Resende, com 4.589 votos. Em 2016, José Carlos ficou fora da eleição, voltando a disputar o pleito em 2020, quando conseguiu se eleger prefeito da cidade, com 3.422 votos.
JOSÉ CLARET DE CASTRO (Mobiliza) – Conhecido como Lecão, José Claret disputa pela segunda vez o cargo de prefeito de Carmo da Mata. Concorreu pela primeira vez em 2016, quando obteve apenas 51 votos, 1,10% da votação válida. O pleito foi vencido por Almir Resende, que obteve 3.954 votos (85,27%);
MÔNICA BORGES (PL) – É disparada a candidata mais rica que disputa o pleito na cidade. Declarou patrimônio de R$ 8,9 milhões. O patrimônio se divide em terras, veículos, mercado financeiro e imóveis. Mônica Borges disputa pela primeira vez o cargo de prefeita de Carmo da Mata.
SIBÉRIO MAGELO (Solidariedade) – Disputa o cargo pela primeira vez.
VEREADORES – Dos 61 candidatos que pediram registro de candidatura para disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Carmo da Mata, três estão fora da disputa. Renunciaram à candidatura Chapolim Filho (Republicanos), Demétrio Piassi (Avante) e Luciano da Saúde (PL). Os outros 59 tiveram suas candidaturas deferidas.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram