Deputado critica demora no atendimento da população e diz que Cemig está no mundo da fantasia

Compartilhe essa reportagem:

O deputado Ricardo Campos criticou a demora da Cemig para atender consumidores (Foto: Sarah Torres/ALMG)

A prestação de serviços pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) vem sendo questionada pelos consumidores. A demora no atendimento é um dos principais motivos. Para se ter uma ideia, o consumidor que precisa de uma religação de energia é obrigado a aguardar 24 horas após o pedido. Essa norma foi adotada por uma resolução interna da Cemig, que não tem validade de lei, mas que é aplicada pela Cemig.

O deputado Ricardo Campos (PT) ao citar à audiência pública realizada esta semana na Comissão de Minas e Energia, em que os participantes reclamaram da lentidão da Cemig no atendimento de demandas dos consumidores, fez duras críticas à companhia. Para o deputado, a apresentação feita pela Cemig durante a audiência foi mais otimista do que a realidade, e demonstra que ela está no “mundo da fantasia”.

“Quando indagamos sobre a falta de luz nas comunidades rurais e sobre a falta de respostas a demandas de pequenos e microprodutores para instalação de usinas fotovoltaicas, não tivemos uma resposta sequer”, criticou Ricardo Campos.

Segundo ele, o lucro real da empresa em 2022 foi de R$ 4 bilhões, ao passo que os investimentos sociais não chegariam a 5% desse montante. “A Cemig não leva eletrificação rural a quem mais precisa”, afirmou o parlamentar, para quem a retomada do programa Luz para Todos na esfera federal poderá mudar o cenário.

Ele cobrou que a Cemig cumpra a legislação que garante a gratuidade de ligações voltadas a consumidores de baixa renda.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: