Dengue já levou 31 pessoas para o hospital esse ano em Divinópolis; casos da doença aumentaram mais de 47%

Compartilhe essa reportagem:

Para evitar o aumento na superlotação da UIPA, unidade receberá somente os casos mais graves de dengue (Foto: Jotha Lee/Sintram)

O aumento vertiginoso dos casos de dengue a partir do mês passado em Divinópolis, exigiu a adoção de medidas emergenciais para conter o avanço da doença e facilitar o atendimento das vítimas. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) confirmou que a partir de hoje (08/03) os atendimentos dos casos suspeitos de dengue estão sendo feitos em um ambulatório exclusivo, na Policlínica.

Segundo a Semusa, o ambulatório é exclusivo para usuários que apresentam febre associada com dois ou mais dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas no corpo, prostração, dor no corpo e/ou dor nas articulações. Os pacientes que apresentarem estes sintomas poderão procurar diretamente a Policlínica, das 7h às 17h. Segundo a Semusa, ao procurar o atendimento, os pacientes passarão por acolhimento e classificação de risco, de acordo com o Protocolo de Manejo Clínico da Dengue e, caso sejam classificados como amarelo ou vermelho, serão encaminhados para a UPA.

Ainda de acordo com a Semusa, o serviço conta com o apoio de equipe médica, laboratório e de equipe de enfermagem, “com o intuito de ampliar o acesso da população, com suspeita de dengue, aos serviços de saúde do município, sendo suporte às Unidades de Atenção Primária à Saúde (APS) e diminuindo a procura de atendimento destes casos na UPA”.

Durante o funcionamento do ambulatório de dengue, as unidades de saúde manterão seus atendimentos das 7h às 16h30, assim como as unidades que atendem ao programa Saúde na Hora (Belvedere, Planalto, Ermida, Sagrada Família e Tietê) no horário das 15h às 21h30.

BOLETIM

O último boletim da dengue foi divulgado pela Semusa no dia 1º desse mês. Até essa data, a secretaria já havia notificado 475 casos de dengue esse ano, dos quais 195 já foram confirmados. Ainda segundo o boletim, 31 pessoas vítimas da dengue tiveram que ser internadas.

O número de casos notificados teve um aumento de 47,51% em uma semana, subindo de 322 no dia 23 de fevereiro para 475 no dia 1º desse mês. Já o número de internações teve um crescimento de 29,16%, subindo de 24 para 31 no mesmo período.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: