A solenidade de diplomação dos eleitos em Minas Gerais acontecerá no dia 19 de dezembro, a partir das 17h, na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte. O evento será transmitido ao vivo no canal do TRE-MG no YouTube e também pela TV Assembleia.
A diplomação marca o encerramento do processo eleitoral. É uma solenidade formal e protocolar, um rito que oficializa a escolha das pessoas eleitas por meio do voto. Ao receberem seus diplomas, as eleitas e os eleitos estarão aptos a tomar posse e exercer seus mandatos.
O TRE-MG é responsável por diplomar as pessoas eleitas para ocupar os cargos de governador e vice-governador, senador e seus suplentes, deputado federal e deputado estadual. A entrega dos diplomas acontece após o término do pleito, a apuração dos votos e o vencimento dos prazos de questionamento e de processamento do resultado da votação. Para receber o diploma, os candidatos eleitos precisam estar com o registro de candidatura deferido e as contas de campanha julgadas.
DINÂMICA DA SOLENIDADE
O presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Soares, conduzirá a solenidade. Autoridades do Judiciário e do Legislativo, além do governador reeleito, Romeu Zema, farão parte da mesa oficial da sessão solene.
Os diplomas serão entregues nesta ordem: governador e vice, senador e seus dois suplentes, deputadas e deputados federais, deputadas e deputados estaduais. As deputadas e deputados serão chamados ao palco por ordem alfabética, considerando o nome que constou na urna. Haverá pronunciamentos apenas do presidente do TRE-MG e do governador reeleito.
Cerca de 1.200 pessoas foram convidadas a assistir à solenidade de diplomação. A cerimônia seguirá as recomendações sanitárias da Prefeitura de Belo Horizonte que estiverem vigentes na data do evento, para garantir a segurança dos participantes.
ACESSO DE JORNALISTAS
A entrada de jornalistas na Sala Minas Gerais será limitada aos profissionais de veículos de imprensa credenciados previamente, conforme cadastro que ficou aberto de 23 a 30 de novembro. Não haverá credenciamento de imprensa no local.
Fonte: TRE-MG