Prefeitura não informa número de pessoas e famílias afetadas pelas chuvas na cidade
Uma equipe da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais chegou a Divinópolis nesta quinta-feira (16) para avaliar os danos causados pelas recentes chuvas. A Prefeitura informou que o objetivo é identificar as áreas mais afetadas e planejar a entrega de ajuda humanitário à população atingida. Os técnicos da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado (Cedec) também vão analisar as necessidades financeiras para a reconstrução de equipamentos públicos danificados, como escolas, unidades de saúde, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e outras infraestruturas essenciais.
Uma reunião entre a Cedec e representantes do governo municipal já definiu as prioridades e as medidas de resposta imediata. Também foram discutidos esforços para obter recursos estaduais e federais a fim de acelerar a recuperação da cidade. Além disso, a equipe da Defesa fez uma vistoria nos locais mais impactados pelas chuvas.
De acordo com o Sargento Leandro Mota Rocha, da Cedec, o Governo do Estado vai prestar assistência à cidade com ajuda humanitária e recursos financeiros para reconstrução de equipamentos públicos danificados. A vistoria técnica realizada na cidade ajudou a identificar as áreas mais afetadas e a definir as ações imediatas, com o objetivo de restaurar a normalidade e melhorar as condições de vida da população afetada o mais rápido possível.
NÚMEROS
A chuva de uma hora que caiu em Divinópolis na última terça-feira causou estragos em toda a cidade. Escolas, centros de saúde e várias residências foram danificadas e invadidas pelas águas. Em uma hora, foram 114 mm de chuva e o excesso de água obrigou famílias a deixarem suas casas. Muitas pessoas ainda estão na casa de parentes e amigos e não sabem quando poderão voltar pra casa. Quatro dias depois da tempestade a Prefeitura ainda não divulgou o número de pessoas que foram afetadas. Também não se sabe quantas residências foram danificadas e quais são as extensões do prejuízo.
PRÓXIMOS DIAS
A previsão para os próximos dias indica pouca chuva em Divinópolis, entretanto, apesar dos baixos volumes previstos, podem ocorrer pancadas fortes em pontos específicos. A média de chuva para a cidade no mês de janeiro é de 256 mm, porém até a manhã desta sexta-feira (17) o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) já havia registrado 322 mm, o que representa 30% acima da média prevista para todo o mês.
Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação