Uma forte chuva que caiu na tarde desta segunda-feira (23) em Itapecerica causou enormes transtornos para a população. Foram mais de 70 mm de chuva em pouco mais de meia hora. A intensidade da chuva provocou o transbordamento do Rio Vermelho, com alagamentos de ruas, residências e comércio. Apesar da intensidade da chuva, a Prefeitura de Itapecerica ainda decretou estado de emergência ou calamidade no município até o fechamento desta matéria, às 11h46. Imagens publicadas no Youtube pelo site Divinews mostram a intensidade das águas.
Após a tempestade na cidade vizinha, a Defesa Civil de Divinópolis divulgou um alerta sobre os riscos de transbordamento do Rio Itapecerica. “Esse ocorrido possibilita que o Rio Itapecerica em Divinópolis transborde em alguns pontos. Por isso, é necessário que os ribeirinhos se mantenham atentos para qualquer mudança no volume do rio. A Defesa Civil estará atenta à situação, e fará novos comunicados quando necessário”, diz a nota. Apesar de alertar para os riscos de transbordamento, a Defesa Civil não divulgou a situação do nível do Rio.
Em Divinópolis apesar de nuvens pesadas, não chove significativamente desde a tarde desta segunda-feira (23). Entretanto, a previsão é de chuvas até o fim do mês. Segundo o Instituto Climatempo, uma frente fria passa pelo litoral do estado do Rio de Janeiro e intensifica áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste. Nuvens carregadas atuam sobre quase toda a Região provocando chuva forte e volumosa.
Ainda segundo o Climatempo, o oeste e o centro-sul de São Paulo têm sol e pancadas de chuva passageiras a partir da tarde. Nas demais áreas de São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Espírito Santo, as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora. Há risco de raios e de chuva forte em todos os estados do Sudeste.
A previsão do Instituto é de é de 25 mm de chuva para hoje em Divinópolis, 15mm para amanhã e 18mm para quinta-feira. A meteorologia também continua prevendo chuvas para todo o Estado até o fim de semana.
ÚLTIMA CHEIA
A última grande cheia verificada no Rio Itapecerica em Divinópolis ocorreu em janeiro do ano passado. O Rio transbordou em vários pontos e as intensas chuvas do início do ano passado provocaram queda de árvores, deslizamento de barreiras, interdição de ruas e queda de pontes na zona rural. Várias famílias ribeirinhas foram retiradas de suas casas pela Defesa Civil.
Veja fotos mostrando as condições do tempo em várias cidades da região e de Minas Gerais na tarde desta terça-feira, 24 de janeiro. Todas as fotos foram feitas as 14h30. (Fotos: Reprodução/Clima ao Vivo)
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram