Sindicato recebeu denúncia que após profissionais testarem positivo em uma unidade de saúde, Prefeitura se negou a testar demais servidores do local, que tiveram contato e alguns inclusive com sintomas gripais
Na última sexta-feira (24), a diretoria do Sintram, através da presidente Luciana Santos, encaminhou ao presidente do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 e secretário de Saúde da Prefeitura de Divinópolis, Amarildo Sousa, ofício solicitando que todos os profissionais, que atuam nas unidades de saúde do município, sejam testados para o Covid-19 (Novo Coronavírus).
Na última semana, o Sintram divulgou em seu site denúncia que uma conselheira tutelar testou positivo e não havia sido afastada das atividades, mesmo a Secretaria de Saúde sendo notificada da omissão do órgão pelos servidores, a administração municipal não tomou nenhuma providência para resguardar a saúde dos trabalhadores e a população que busca atendimento. Na mesma semana, o sindicato recebeu relato de outros servidores que denunciaram que em unidade de saúde de Divinópolis havia dois profissionais que testaram positivo para o Covid-19 e foram afastados, no entanto os demais profissionais que tiveram contato e alguns inclusive com sintomas gripais não foram afastados e nem testados. A denúncia aponta que a Prefeitura iria testar todos os trabalhadores da unidade, mas depois retrocedeu na medida e testou apenas os que estavam com sintomas gripais.
Essa situação de omissão da Prefeitura vem gerando insegurança nos trabalhadores municipais, visto que no momento não há nenhum medicamento ou vacina comprovados contra a doença. Os testes são o único meio de identificar o paciente que está na fase de transmissão da doença e inclusive os assintomáticos, para que na sequência seja feito o afastamento das atividades e realizado o isolamento social.
Sintram
A presidente do Sintram, Luciana Santos, disse que os testes para os profissionais de saúde devem ser priorizados pela gestão municipal e espera que a Secretaria de Saúde de Divinópolis nos próximos dias tome as providências necessárias para corrigir essa denúncia grave que chegou ao conhecimento da diretoria. “O município recebeu verbas federais devidas para o combate à pandemia e infelizmente o sindicato recebe uma denúncia como essa que profissionais da área de saúde testaram positivo e as medidas necessárias para conter a disseminação do vírus não foram tomadas. O sindicato enviou ofício ao secretário Amarildo pedindo a testagem de todos os profissionais da saúde, para corrigir essa situação. Isso é fundamental, estamos vendo dia após dia o número de pessoas infectadas só aumentando na cidade, então a Prefeitura tem o dever de agir rápido, sobretudo em suas unidades de saúde, preservando a saúde dos servidores da linha de frente e da população, que busca atendimento nesses locais”, disse.