No último dia 24 de julho, a diretoria do Sintram encaminhou ao secretário de saúde de Divinópolis e presidente do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 (Novo Coronavírus), Amarildo Sousa, ofício solicitando a realização de testes para todos os servidores da área da saúde de Divinópolis. O pedido do sindicato foi enviado após denúncia recebida pela diretoria, onde os servidores da área alertaram para o risco de contaminação, visto que dois trabalhadores municipais testarem positivo para o Covid-19, em uma das unidades de saúde do município, e a administração estava se negando a testar todos os demais servidores do local.
Ainda segundo a denúncia recebida pelo sindicato, a princípio a Prefeitura havia informado aos servidores que iria testar todos os trabalhadores da unidade, depois retrocedeu na medida e testou apenas os com sintomas gripais. Essa situação estava gerando insegurança aos servidores municipais, visto que, no momento, não há nenhum medicamento ou vacina comprovados contra a doença. Os testes são o único meio de identificar o paciente que está na fase de transmissão da doença e inclusive os assintomáticos, para que na sequência seja feito o afastamento das atividades e realizado o isolamento social.
Após a cobrança do sindicato, a Prefeitura, através de nota à imprensa, informou na tarde de ontem (30/07) que irá agora realizar testes em 1200 servidores da saúde. Na nota, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura justifica a ação à população: “Buscando garantir a mais segurança dos profissionais da saúde, que estão na linha de frente da pandemia, a Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) iniciará, nesta sexta-feira (31/07), a testagem dos servidores da saúde. No total, 1.200 servidores serão contemplados”.
Ainda no texto, a Prefeitura informa que a princípio será feita a testagem em 11 Centros tradicionais de Saúde e no decorrer da próxima semana 33 Unidades de Saúdes serão atendidas. A assessoria de comunicação da Prefeitura destacou também que o secretário de Saúde e presidente do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, Amarildo Sousa, falou sobre a responsabilidade da secretaria em atender profissionais da linha de frente no combate à pandemia. “ O nosso objetivo é gerar segurança aos profissionais da saúde, que além de lidar com as complicações dos pacientes, também estão expostos diariamente com possíveis meios de contágio”, disse Sousa.
Sintram
A presidente do Sintram, Luciana Santos, destacou a importância da Semusa atender o pedido do sindicato,formalizado via ofício, no último dia 24/07. Disse que o sindicato continua vigilante, acolhendo e dando encaminhamento a todas as reclamações e reivindicações dos servidores municipais, buscando a preservação da saúde e condições adequadas de trabalho. “Desde o início da pandemia, disponibilizamos um whatsapp específico para denúncias dos servidores municipais de Divinópolis e das demais cidades da nossa base de representação. Todas as denúncias enviadas à diretoria sempre cobramos providências imediatas das Prefeituras. É importante destacar que os servidores estão pedindo o básico, ou seja , condições adequadas de trabalho e preservação da saúde, o que é obrigação de todo patrão garantir a seus trabalhadores. Recebemos com satisfação a informação que o Secretário acolheu o pedido do sindicato e irá realizar os testes a partir de hoje. Isso é fundamental, verbas federais foram disponibilizas aos municípios e nossos trabalhadores da saúde, que estão na linha de frente, tem que trabalhar com segurança e tranqüilidade”, destacou a líder sindical.
Reportagem: Flávia Brandão
Comunicação Sintram