Contribuição Sindical

A luta financiada por todos os trabalhadores para a garantia de direitos

A reforma trabalhista em vigor desde o dia 11 de novembro de 2017 trouxe retrocessos e insegurança imensa aos trabalhadores. Junto ao pacote de maldades previstos na Reforma foi noticiada pelos principais veículos de comunicação a “extinção” da Contribuição Sindical como um “ganho” para a classe trabalhadora.

Na verdade, dentro do texto da reforma trabalhista, Lei 13.467/2017,  a Contribuição Sindical não deixou de existir, mas passou a ser opcional, necessitando de autorização prévia do trabalhador. Mas o que está por trás dessa extinção do recolhimento obrigatório? Exatamente o enfraquecimento do próprio trabalhador.  

Neste cenário é preciso que os trabalhadores tenham consciência e se unam na valorização e fortalecimento de seus sindicatos, estando perto do corpo diretivo das instituições, lutando juntos pela garantia de direitos e melhorias nas condições de vida e trabalho.

O Sindicato sozinho não consegue lutar pelos seus trabalhadores e a luta trabalhista sem recursos financeiros não consegue avançar.  Por isso é tão importante que todos os trabalhadores autorizem o desconto da Contribuição Sindical, que refere a apenas um dia de trabalho, recolhido no mês de março de cada ano.

A importância do sindicato está presente em toda vida laboral do servidor. Em uma negociação coletiva, por exemplo, todos os ganhos que o sindicato conquista para seus representados (índice econômico de revisão anual dos salários, ganho real, piso salarial, planos de carreiras, entre outros avanços) não contemplam apenas os associados do sindicato.  Neste sentido, a Contribuição Sindical é que dá subsídios financeiros para bancar essa negociação, para convocar e mobilizar toda categoria, manter greves, promover qualificações, suporte e orientação aos trabalhadores sejam filiados ou não.

Seja consciente e valorize o seu Sindicato, o Sintram! Contribua para a luta em favor de seus próprios direitos!

Clique aqui e preencha a ficha autorizando o desconto da Contribuição Sindical e entregue na sede do Sintram.  Mais informações: (37) 3216-8484