Comunidades rurais serão as grandes beneficiadas pelos recursos do orçamento participativo

Compartilhe essa reportagem:

 

A Prefeitura de Divinópolis divulgou essa semana os três projetos vencedores na votação do Orçamento Participativo 2024. Foram apresentados 15 projetos, porém apenas três serão beneficiados com os recursos de R$ 600 mil que serão disponibilizados na Lei Orçamentária do ano que vem. Cada projeto receberá R$ 200 mil.

Foram contabilizados 1.689 votos para eleição das propostas vencedoras. Segundo a Prefeitura, esse resultado representa um aumento de 146% em relação ao ano anterior.

Três comunidades rurais e o  Bairro Esplanada foram beneficiados. Veja os projetos aprovados:

  • Melhorias na comunidade de Lages: calçamento poliédrico de via pública da Comunidade Lages, com 270 votos.
  • Olho Vivo Bairro Esplanada: implantação de câmeras no Bairro Esplanada para monitoramento, com 245 votos.
  • Calçamento nas comunidade de Córrego do Paiol e Goiabeira: efetuar calçamento de rua para melhorar a circulação dos veículos e acesso dos moradores em suas residências, com 233 votos.

Em nota, a Prefeitura apontou os objetivos do orçamento participativo:

  • Reforçar a qualidade da democracia e dos seus instrumentos, valorizando a democracia participativa no Município de Divinópolis.
  • Fomentar a participação ativa e informada dos cidadãos divinopolitanos nos processos de decisão, favorecendo a consolidação de uma sociedade civil forte e ativa, prosseguindo com o desenvolvimento coeso nos planos econômico e social, além de melhor qualidade de vida.
  • Promover a participação dos cidadãos na definição de políticas públicas adequadas às suas necessidades e conforme suas opiniões.
  • Reforçar a educação para a cidadania e o sentimento de pertencimento ao todo comunitário, incentivando a atuação cidadã responsável, mediante promoção do contato privilegiado dos cidadãos divinopolitanos com os entes públicos, envolvendo-os na permanente busca pelo bem comum.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram


Compartilhe essa reportagem: