Começa hoje em Minas Gerais a semana do jovem eleitor

Compartilhe essa reportagem:

No dia 2 de outubro os eleitores brasileiros voltarão às urnas para escolher os próximos presidente da República, governadores e senadores, bem como deputados federais, estaduais e distritais. Uma boa parte do eleitorado irá exercer o direito do voto pela primeira vez nestas Eleições Gerais. E é para atrair o público de 15 a 18 anos de idade que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e todos os 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) designaram o período de hoje até o dia 18 como a Semana do Jovem Eleitor de 2022.

Nesses cinco dias, o Portal do TSE publicará uma série de notícias com as principais informações sobre o pleito deste ano, legislação eleitoral, alistamento, transferência e regularização do título de eleitor, entre outros tópicos, tudo para que o público jovem não tenha nenhuma dúvida quanto a prazos e regras das eleições e possa votar com segurança e confiança.

Além disso, as redes sociais do TSE e dos TREs vão conversar de forma mais direta com os jovens em três segmentos distintos: quem tem 15 anos e já terá completado 16 no dia 2 de outubro; os jovens de 17 anos; e as brasileiras e os brasileiros que completam 18 anos em 2022.

Essa mobilização nacional contará com a parceria de diversos influenciadores digitais, organizações da sociedade civil e instituições públicas e privadas. Todos trabalharão em conjunto com a Justiça Eleitoral durante a semana para conscientizar a juventude sobre a importância de tirar o título de eleitor. De forma especial, chamarão a atenção para o prazo para se alistar ou mudar o domicílio eleitoral, que se encerra no dia 4 de maio.

Aliás, esse prazo será o tema de um tuitaço, que, na próxima quarta-feira (16), a partir das 10h, mobilizará os perfis dos parceiros e de todos os times da Série A do Campeonato Brasileiro no Twitter num grande evento para lembrar aos seguidores de que é possível tirar o título de eleitor gratuitamente pela internet.

DIVINÓPOLIS

O interesse da juventude nas eleições fica explícito diante do baixo número de eleitores abaixo de 18 anos. Em Divinópolis, cuja população de 16 e 17 anos representa mais de 12% da população, em fevereiro desse ano, último dado fornecido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, havia apenas 677 eleitores abaixo de 18 anos aptos para votar esse ano. São 269 eleitores do sexo masculino e 408 do sexo feminino.

Reportagem: Jotha Lee
Com informações do TRE-MG
Foto: TSE

 

 

 

 


Compartilhe essa reportagem: