Metade da chuva prevista para fevereiro em Divinópolis caiu nos dois primeiros dias do mês
Divinópolis entrou em estado de atenção e alerta na tarde de sábado (1º/2) em razão das chuvas contínuas e intensas que caíram na cidade nos dois últimos dias de janeiro. Conforme o Portal do Sintram informou na sexta-feira (31) janeiro registrou 487 mm de chuva em Divinópolis, quase o dobro dos 256 mm previstos para todo o mês. Foram 90,23% acima da chuva prevista para janeiro.
Com a intensidade das chuvas, as 22h de sábado, o Rio Itapecerica atingiu a 1,10m acima do leito normal. Como havia previsão de mais chuvas para a noite de sábado, a Defesa Civil colocou a cidade em atenção e alerta. A Defesa Civil trabalhou com a previsão de 79 mm de chuva para região de Carmo da Mata e Itapecerica e 120 mm para Divinópolis. Caso a previsão se confirmasse, a Defesa Civil informou que a partir desta segunda-feira (3) era alto o risco de transbordamento do Rio Itapecerica e seis bairros, além do Centro, foram apontados como as áreas de maior risco.
Entretanto, a previsão não se confirmou e o nível do Rio baixou de 1,10m acima do leito no sábado para 80 cm na manhã desta segunda-feira (3). De acordo com o Instituto Climatempo, não há previsão de chuvas significativas para Carmo da Mata e Itapecerica essa semana. Nos dois primeiros dias de fevereiro (sábado e domingo) foram registrados 43 mm de chuva em Carmo da Mara e 38 mm em Itapecerica.
Para Divinópolis também não há previsão de chuva volumosa para essa semana. Ao contrário, a expectativa é de tempo mais seco de amanhã até sexta-feira. A previsão é de 152 mm de chuva em Divinópolis para todo o mês de fevereiro. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), até a manhã desta segunda-feira (3) foram registrados 84 mm de chuva na cidade, 55,26% da chuva prevista para todo o mês de fevereiro. Isso significa que mais da metade da chuva prevista para o mês foi registrada em apenas dois dias.
Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação