Com perdas salariais de quase 20% nos últimos 10 anos, sindicato lança hoje campanha salarial dos servidores municipais de Divinópolis

Compartilhe essa reportagem:

Os três últimos prefeitos provocaram perdas históricas nos salários da categoria

Vladirmir, Galileu e Gleidson: juntos eles já provocaram uma perda salarial de quase 20% nos últimos 10 anos (Fotos: Sintram)

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) realiza nesta quinta-feira (23), a partir de 18h em primeira chamada, assembleia geral dos servidores municipais de Divinópolis para o lançamento da campanha salarial de 2025. Entre outras decisões, os servidores deverão definir o índice de revisão salarial para ser apresentado ao Executivo.

A recomposição simples, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) da Fundação Ipead, já garante uma revisão de 7,52%. Esse foi o índice acumulado no ano passado e já está assegurado por lei municipal e pela Constituição da República. O IPCA da Fundação Ipead se tornou por lei o índice de revisão dos servidores municipais a partir de 2015. Foi a instituição do chamado gatilho, utilizado para recompor a inflação e manter o poder de compra dos salários

PERDAS DE QUASE 20%

As perdas salariais dos servidores de Divinópolis estão acumuladas em 19,9% somente nos últimos 10 anos, conforme mostra um levantamento feito pelo Setor de Comunicação do Sintram. De 2014 a 2024, o IPCA da Fundação Ipead acumula 68,14%, enquanto os salários dos servidores tiveram revisão de 48,34%.

Os três últimos prefeitos – Vladimir Azevedo (PSDB), Galileu Machado (MDB, depois PRD) e Gleidson Azevedo (PSL e agora Novo) contribuíram decisivamente para que as perdas da categoria atingissem esse elevadíssimo patamar. A seguir, acompanhe o histórico das recomposições salariais concedidas à categoria nos últimos 10 anos:

PREFEITO VLADIMIR AZEVEDO

2014 – Recomposição de 5,56%
2015 – Recomposição de 6,2% (Já vigorando o gatilho pelo IPCA/Ipead)
2016 – No último ano de governo, Vladimir Azevedo não concedeu a revisão. O IPCA foi de 11,82%.

PREFEITO GALILEU MACHADO

2017 – Primeiro ano do 3º mandato de Galileu Machado – Recomposição de 4%, parcelada em duas vezes.
2018 – Não foi concedida revisão salarial – O IPCA ficou em 3,94%.
2019 – Revisão de 4,59%
2020 – Último ano de Galileu – Revisão de 5,23%, parcelada em duas vezes.

PREFEITO GLEIDSON AZEVEDO

2021 – Primeiro ano de Gleidson Azevedo – Não foi concedida a revisão – O IPCA ficou em 5,03%
2022 – Revisão de 9,63%, em duas parcelas
2023 – Revisão de R$ 6,33%
2024 – Revisão de 6,8%

O presidente do Sintram, Marco Aurélio Gomes, alerta aos servidores da importância de participação na assembleia, diante das perdas que vão se acumulando. “São 20% de perdas em 10 anos e os servidores vão aceitando essa situação de maneira passiva. Ficar batendo boca sobre isso em rede social não vai mudar nada. É preciso que essa discussão venha para a Assembleia e que a categoria se mostre disposta a lutar junto com o sindicato pra gente tentar mudar essa realidade”, declarou o presidente.

Reportagem e Pesquisa: Jotha Lee
Sintram Comunicação 


Compartilhe essa reportagem: