(37) 3216-8484  Avenida Getúlio Vargas 21 Centro, Divinópolis - MG
Compartilhe essa reportagem:

Ronaldo Soares (vice) e Victor Paulino Pereira (prefeito), vencedores da eleição suplementar em São José da Varginha (Foto: Reprodução)

Os eleitores de São José da Varginha voltaram às urnas neste domingo (3) para escolher prefeito e vice-prefeito, que vão comandar a administração da cidade até 2028. A cidade foi uma segunda de Minas a realizar eleição suplementar em razão do indeferimento da candidatura do candidato mais votado em outubro do ano passado. Em São José da Varginha, José Alves de Carvalho Neto, o Netinho (PP) teve seu registro indeferido por ter sido enquadrado nas regras da inelegibilidade, em razão da condenação transito em julgado em uma ação criminal por tráfico de drogas em 2015.

Victor Paulino de Melo Pereira, o  Victor Gordo da Saúde (Avante) e Ronaldo Soares Maia (Podemos), foram eleitos pela  Coligação “Avante, São José da Varginha! Podemos Fazer Melhor”, formada pelos partidos Avante e Podemos. Eles obtiveram 1.587 votos perfazendo 50,91% dos votos válidos. Os novos dirigentes municipais vão comandar o município até dezembro de 2028.

Em segundo lugar ficaram Josiana Soares de Carvalho Santana, a Josi Irmã do Netinho (PV) e Vander Lúcio Maia (PDT), com 1.430 votos, 45,88% dos votos válidos. Na terceira colocação ficaram Mateus Augusto Soares dos Santos e Luciano Ferreira da Silva, do PSB, que obtiveram 100 votos, 3,21% do total.

PARTICIPAÇÃO

Sessão eleitoral durante a eleição realizada neste domingo em São José da Varginha (Foto: TRE)

O que chama a atenção na eleição suplementar de São José da Varginha, foi a participação recorde do eleitorado. Pelos registros históricos, essa foi a mais baixa abstenção registrada na cidade, incluindo ausentes, votos nulos e brancos.

Compareceram às urnas 3.202 eleitores, dum total de 3.830 eleitores, o que representa 83,60% do eleitorado apto a votar do município. O percentual de abstenção ficou em 16,40% (628 eleitores). Foram registrados 25 votos em branco (0,78% do total de votos) e 60 votos nulos (1,87%).

De acordo com o Tribunal Regional Eeleitoral (TRE) a eleição transcorreu em clima de tranquilidade, com a votação sendo encerrada às 17h, não havendo necessidade de substituição de urnas eletrônicas nas doze seções eleitorais, que funcionaram nos cinco locais de votação no município. A totalização dos votos foi encerrada às 18h44.

JUSTIFICATIVA

Eleitores que não compareceram às urnas neste domingo têm até o dia 2 de outubro de 2025 – 60 dias após a eleição – para justificarem sua ausência. A justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título, no Autoatendimento Eleitoral ou presencialmente em qualquer cartório eleitoral do estado.

DIPLOMAÇÃO

A diplomação dos candidatos eleitos será marcada pelo Juízo Eleitoral da 202ª Zona de Pará de Minas, devendo ocorrer até o dia 25 de agosto de 2025.

HISTÓRICO

Nas eleições municipais de 2024, o candidato ao cargo de prefeito mais votado José Alves de Carvalho Neto, o Netinho), teve seu pedido de registro de candidatura indeferido, em virtude de possuir condenação criminal transitada em julgado, o que gera a inelegibilidade prevista no art. 1º, I, e, 7, da Lei Complementar nº 64/1990, não atendendo assim uma das condições de elegibilidade exigidas para concorrer a cargo eletivo. De acordo com essa regra específica da Lei, gera inelegibilidade para qualquer cargo o candidato condenado em sentença definitiva por “tráfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e hediondos”.

Houve recurso da decisão do Juízo Eleitoral para o TRE e posteriormente ao TSE, sendo mantida a decisão de indeferimento do registro.

São José da Varginha foi o segundo município do Estado de Minas Gerais a receber novamente os eleitores para escolha dos novos dirigentes do Executivo local. O primeiro município a ter eleição suplementar após as eleições municipais de 2024 foi Guapé, no Sul de Minas.

Com informações do TRE/MG


Compartilhe essa reportagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *