Com corte de verbas promovido pelo presidente Jair Bolsonaro, IBGE pede ajuda à Câmara para realizar Censo 2022 em Divinópolis

Compartilhe essa reportagem:

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou esse mês o Censo Demográfico 2022, que fará um raio-X da população brasileira. Segundo o Instituto, o censo constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país. O censo estava previsto para 2020, porém sofreu um atraso de dois anos, em razão do corte de verbas promovido pelo presidente Jair Bolsonaro.

Além da contagem populacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, o censo produz informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo. Também constituem na única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios, cujas realidades dependem de seus resultados para serem conhecidas e terem seus dados atualizados.

Para a realização do censo em 2020, o IBGE apresentou um orçamento de R$ 2,2 bilhões. Entretanto esses recursos só foram liberados pelo governo federal dois anos após a previsão inicial, já apresentando uma defasagem importante para a realização do processo. Dessa forma, os coordenadores das subáreas estão buscando apoios em órgãos municipais.

Em Divinópolis, a Câmara Municipal já cedeu ao IBGE as instalações do Anexo do Legislativo, no Edifício Costa Rangel e o Auditório José Constantino. De acordo com a Diretoria de Comunicação, a Câmara está apoiando o IBGE desde maio, com a disponibilização de instalações físicas para implantação de subárea e local de treinamento. Essas instalações ficarão à disposição do IBGE até outubro.

Nesta segunda-feira (25) o presidente da Câmara, Eduardo Print Júnior (PSDB) recebeu a visita do coordenador da subárea de Divinópolis Jhonny Domingos, que estava acompanhado dos agentes censitários João Miguel e Guilherme Lopes. No encontro, Jhonny Domingos agradeceu o apoio do Legislativo Municipal e informou que a ajuda gerou uma economia de aproximadamente R$ 50 mil para o IBGE, correspondente ao que se pagaria com aluguel de espaço semelhante, na área central da cidade.

O coordenador da subárea pediu a interferência do presidente da Câmara junto à direção do Consórcio Transoeste com o objetivo de conseguir o transporte gratuito para os recenseadores que farão a contagem da população da cidade. Print Júnior se comprometeu em manter a contribuição da Câmara e informou que o Centro de Atendimento ao Cidadão – CAC também está aberto à população, que pode se valer do local para se inscrever para vagas de trabalho de recenseador que ainda possam ser preenchidas.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: Diretoria de Comunicação/PMD

 

 


Compartilhe essa reportagem: