Com centros de triagens lotados e aumento de casos confirmados, Divinópolis se prepara para a chegada de uma nova onda da covid-19

Compartilhe essa reportagem:

Divinópolis vem se preparando para enfrentar uma nova onda da covid-19. Nos últimos dias, a Prefeitura adotou medidas emergenciais e reforçou as regras de prevenção. Na semana passada, depois de pedido formulado pelo Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) lançou um Plano de Contingência, que veio acompanhado de dois decretos com novas regras para eventos e shows e novos protocolos para os servidores públicos municipais.

CAC

A partir desta terça-feira (25) os atendimentos no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) passam a ser realizados somente por agendamento, com o objetivo de evitar aglomerações. De acordo com a Prefeitura, são os seguintes os serviços disponíveis para atendimento agendado:

Protocolo: Solicitações Diversas para a Prefeitura (alvará, CND, transmissão/ITBI, etc.)
IPTU: Negociação, parcelamento, impressão de guia para pagamento
TFD: Tratamento Fora Domicílio
Protocolo Semusa: Alvarás sanitários, oftalmologia, protocolos diversos da saúde
Bolsa Família: Cadastro no Cadúnico
Procon: Recursos de multas
Settrans: Guias de rotativo e protocolos de documentos em geral
Cadastro mobiliário: Solicitações de abertura de autônomos (Inscrição, baixa e alteração).

Antes a Prefeitura já havia suspendido o atendimento presencial nas secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Social, onde vários servidores foram diagnosticados com a covid-19. Também foram suspensas todas as visitas às instituições acolhedoras mantidas pelo município, devido às ocorrências de casos de Covid-19 e/ou influenza entre funcionários e assistidos. O primeiro surto de covid-19 foi detectado na Comunidade Servos da Cruz, onde 11 usuários e cinco servidores foram isolados. Após esses registros, a Prefeitura decidiu suspender as visitas em todas as comunidades terapêuticas mantidas pelo município.

Também foram confirmados casos de covid-19 no CAC, Crevisa e unidades de saúde. Não se sabe o número exato de servidores municipais contaminados desde o início da pandemia. Entretanto, em conversa na semana passada com a presidente do Sintram, Luciana Santos, o secretário de Saúde, Alan Rodrigo da Silva, garantiu que a pasta está ouvindo todas as queixas dos servidores e acompanhando a evolução dos casos no serviço público municipal.

TRIAGEM

Nesta segunda-feira começou a funcionar os três centros de triagem, que têm por objetivo desafogar as unidades de saúde. O que se viu foi uma busca desesperada da população por testes de detecção da covid-19 e outros sintomas gripais. Os três locais ficaram superlotados e houve muita reclamação dos usuários. O Jornal Agora, em sua edição impressa desta terça-feira, relatou que a situação no centro de triagem instalado na UPA foi desesperadora. Em declaração atribuída a uma servidora não identificada, o Jornal Agora relatou que somente no período da manhã, mais de 300 pessoas procuraram o centro de triagem da UPA.

“O cenário foi registrado tanto dentro dos ambientes, quanto fora, com centenas de pessoas aguardando para serem testadas em pé e sob forte calor, no passeio. No Planalto, por exemplo, diferente dos antigos drive-thrus, a fila saía da porta da escola, na Rua Itambé e continuava na Rua Sergipe. A situação também se repete nos demais locais e de acordo com informações, as pessoas que se dirigem aos postos de saúde tem sido orientadas a irem para a UPA Divinópolis. Entretanto, até mesmo lá não tem havido a devida estrutura para acolher e atender os moradores”, relatou a servidora.

A Semusa ainda não se pronunciou sobre o primeiro dia de funcionamento dos centros de triagem, como também não divulgou o número de pessoas atendidas.

DUAS MORTES

Nesta segunda-feira, o boletim epidemiológico da Semusa confirmou a morte de mais duas pessoas em Divinópolis em decorrência da covid-19. A cidade chega a 665 óbitos, desde o início da pandemia, sendo 352 homens e 313 mulheres. Um dado que chama a atenção é que em apenas três dias foram confirmados 147 novos casos da doença na cidade. No boletim divulgado no dia 21, eram 22.973 casos confirmados. Esse número pulou para 23.120 novos casos no boletim divulgado ontem.

COVID NA SETTRANS

Em nota oficial, a Prefeitura confirmou que o secretário de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Lucas Estevam, testou positivo para covid-19. “Felizmente ele passa bem e segue em isolamento social”, diz a nota divulgada pela Prefeitura.

LÍDER DO PREFEITO

O vereador Edson Sousa (Cidadania) divulgou nota nesta terça-feira (25) e confirmou que foi diagnosticado positivo para covid-19 pela segunda vez. Veja anota divulgada pelo vereador:

“No dia 14 de janeiro após apresentar os sintomas da covid fiz exames onde foi constatado resultado positivo para o Coronavírus.

Hoje, 11 dias após o resultado, repeti o teste e novamente o resultado foi positivo. Conforme orientação médica cancelei toda a agenda de compromissos desta semana para continuar com o isolamento social. O teste será refeito sexta-feira, dia 28 de janeiro.

Me encontro passando bem e sem sintomas mais graves. Reforço que mesmo em repouso e isolamento o trabalho por nossa cidade continua dentro das possibilidades.

Vamos observar as medidas de proteção e prevenção a esta doença para vencermos essa luta!”

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: Centros de triagem lotados (Foto: Divinews)

 

 

 


Compartilhe essa reportagem: