Previsão indica riscos de chuvas fortes na terça e quarta-feira

Divinópolis amanheceu nesta segunda-feira (17) contando os estragos deixados pelos temporais do fim de semana. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chuvas intensas, acompanhadas de vendavais, começaram as 16h47 de sábado (15) e a guarnição atendeu a 20 chamados. Foram dois chamados para podas de árvores, que atingiram estruturas residenciais que exigiram ação imediata das equipes de socorro para garantir a segurança dos moradores.
Os bombeiros também atenderam a três ocorrências em residências danificadas pelas rajadas fortes de vento. Foram feitas avaliações técnicas e adotadas as medidas preventivas. As quedas de árvores foram registradas em diversos pontos da cidade e vários automóveis foram danificados. O Corpo de Bombeiros ainda não fechou a ocorrência e deve divulgar os números finais ainda nesta segunda-feira.
RESPOSTA
A resposta ao temporal de sábado começou imediatamente após o vendaval. Equipes da Defesa Civil Municipal foram colocadas nas ruas para ações mais urgentes. De imediato começou o monitoramento da elevação do nível do Rio Itapecerica e demais impactos provocados pelo temporal. Os esforços foram concentrados nos pontos de alagamento e nas áreas de risco, para garantir a mobilidade da cidade.
Os números tiveram que ser atualizados sucessivamente e foram registrados alagamentos intensos na Praça dos Ferroviários, sendo atingida parte da Escola Estadual Pedro Magalhães, entretanto não houve maiores danos. A escola está funcionando normalmente nesta segunda-feira. Também houve alagamento na Rua Rio de Janeiro, na saída para o anel rodoviário e o Serviço Municipal do Luto, mais uma vez, ficou totalmente alagado. O atendimento foi suspenso no sábado e, segundo a Prefeitura, nesta segunda-feira (17) o serviço já está funcionando normalmente.
Ainda no Bairro Esplanada, casas foram destelhadas e duas residências ficaram alagadas. Nos bairros Antônio Fonseca e Nossa Senhora das Graças várias residências foram atingidas, principalmente por alagamentos. Moradores passaram o domingo cuidando da limpeza e tentando recuperar móveis e eletrodomésticos danificados.
Segundo a Defesa Civil foram registradas quedas de árvores nos bairros São José, Bela Vista, Belvedere e Esplanada, onde alguns carros foram atingidos. Houve corte no fornecimento de energia e queda de tensão em vários e na manhã desta segunda-feira a Praça do Santuário e parte do Bairro Porto Velho continuavam sem eletricidade. Alguns semáforos amanheceram desligados, causando problemas no trânsito na região central, mas a situação já foi normalizada. A Cemig não respondeu ao pedido do Portal do Sintram sobre a normalidade no abastecimento de energia e o número de consumidores atingidos pelos cortes.
As ruas São João Del Rei, Caratinga, Paraná, Amazonas, Benjamin de Oliveira e Januário de Souza com Rua Francisco Sales Marques (Belvedere II) seguem interditadas.
A Prefeitura ainda não fechou o balanço final das chuvas e as equipes continuam trabalhando para retomar a normalidade. Apesar de várias residências terem sido atingidas, a Defesa Civil não registrou desabrigados e nem feridos.
CHUVAS FORTES
De acordo com o Instituto Climatempo, Divinópolis ainda enfrenta riscos de novos temporais, com ventos fortes, nesta terça-feira (18) e na quarta-feira (19). A expectativa é de que nesses dois dias sejam registrados 22,6 mm de chuva. O volume não é significativo, porém a previsão é de que haja pancadas concentradas, seguidas de ventos. Para esta terça-feira, o risco maior está previsto para a parte da manhã. Já na quarta-feira as chuvas mais intensas podem ser registradas a partir da madrugada.
Ainda segundo o Instituto Climatempo a chuva deverá dar uma trégua na quinta, sexta e sábado, voltando a chover no domingo, com previsão de 8 mm. Já na segunda-feira (24), a chuva deve voltar a cair com mais intensidade, com previsão de 36 mm.
Segundo o Instituto, a semana que vem deverá ser de fortes chuvas em Divinópolis. Além de segunda-feira (24), com 36 mm, também é esperada chuva intensa na quinta-feira (27), com previsão de 100 mm, e 37 mm na sexta-feira (28).
Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação