Meteorologia prevê novos temporais em Divinópolis na última semana de janeiro e início de fevereiro

Somente três dias depois da forte chuva que atingiu Divinópolis na tarde da última terça-feira (14) a Prefeitura atualizou o número de famílias que foram obrigadas a deixar suas casas, danificadas pelo temporal. Em uma hora, caiu em Divinópolis 114,7 mm, 38% para toda a chuva previsto para o mês de janeiro. O temporal trouxe impactos graves para a estrutura urbana e os reparos continuam sendo feitos em diversos pontos da cidade.
Segundo a Prefeitura, somente nos dias 14 e 15 a Defesa Civil do município recebeu mais de 300 chamados. Informou, ainda, que 126 famílias foram impactadas ela chuva. Acrescentou que 124 famílias foram desalojadas e estão em casas de parentes de amigos. Duas famílias estão desabrigadas e foram abrigadas pelo poder público. A Prefeitura não informou o número de pessoas que foram atingidas pelo temporal.

De acordo com os dados atualizados pela Defesa Civil três Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) foram danificados (bairros Santa Lúcia, Antonieta Fonseca e São José). Também foi atingida a Escola Municipal Maria Peçanha no Bairro Paraíso. Ainda foram danificados o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Bom Pastor e o Centro de Saúde Central, no CSU. A chuva ainda danificou as unidades de saúde dos bairros Ipiranga, Niterói e São Paulo. O Serviço Municipal do Luto foi todo inundado.
A força das águas provocou a interdição de 14 ruas e foram registrados alagamentos em outras 10 vias, Segundo a Prefeitura, a chuva provocou alagamentos em residências, lojas e outros estabelecimentos comerciais. Além desses danos, ainda foram registrados veículos arrastadas pelas chuvas, deslizamento de encostas, quedas de muros e árvores.
CHUVA ACIMA DA MÉDIA
Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) nos primeiros 17 dias de janeiro choveu em Divinópolis 332 mm, 30% acima da chuva prevista para todo o mês que era de 256 mm. De acordo com o Instituto Climatempo, a temperatura continuará alta em Divinópolis até o dia 27, com a máxima ficando sempre acima dos 30 graus.
Essa semana, o maior volume de chuva é esperado para quinta-feira (23), com 18 mm. A partir do dia 28, segundo o Climatempo, volta a chover com mais intensidade em todo o município e os maiores volumes são esperados para o dia 31, com 45,2 mm. Nos três primeiros dias de fevereiro a previsão é chuva intensa na cidade, com mais de 100 mm previstos para os três dias.
Em casos de emergência, a Prefeitura recomenda entrar em contato imediatamente pelo telefone 199 ou via WhatsApp (37) 98825-2279.
Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação