Centenas de pessoas formam filas na Câmara Municipal para fazer a Carteira de Identidade Nacional

Compartilhe essa reportagem:

Uma enorme fila se formou do lado externo da Câmara durante o Mutirão da Identidade (Fotos: Diretoria de Comunicação/CMD)

Centenas de pessoas lotaram o plenário da Câmara Municipal e enormes filas foram formadas do lado externo na última sexta-feira, para fazer a nova Carteira de Identidade Nacional. O chamado “Mutirão da Identidade” partiu de uma iniciativa do vereador Flávio Marra (PRD), que  fez a solicitação à Secretaria Estadual de Segurança Pública e Polícia Civil. Identificadores oficiais foram cedidos e centenas de pessoas puderam receber a nova identidade. O vereador disse que anunciará essa semana a data para novo mutirão e o início das inscrições para obter o serviço.  

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) começou a ser emitida em agosto. De acordo com o Ministério da Economia, trata-se de um documento de modelo único e com validade para o território nacional desde 4 de agosto. A nova carteira unifica possíveis números de registro que existam em cada um dos 27 estados da Federação, o que vai impedir identidades com numerações diferentes. O Ministério da Economia informa que o Estado de Minas Gerais está tecnicamente apto a emitir o documento.

O atual modelo da identidade tem validade até 2032, portanto, não será preciso trocar imediatamente o documento pelo novo modelo, de modo que a transição possa ser gradual e contínua. A troca da identidade antiga pela nova CIN é gratuita, assim como as renovações.

A CIN é emitida em duas versões: física e digital, que possuem o mesmo layout e segurança. A versão física, em papel ou em policarbonato, atende aos que não possuem acesso à internet, smartphones ou computadores. Já o documento em formato digital é obtido por meio do aplicativo GOV.BR, mas somente após a emissão da carteira física.

Para verificar a autenticidade do documento, a CIN possui um QR Code, que poderá ser lido por qualquer cidadão e vai permitir checar se a identidade é autêntica e se foi furtada ou extraviada.

A nova CIN também permitirá a inclusão da carteira de estudante, pela leitura do QR Code presente no novo modelo do documento. Segundo o Ministério da Economia, a nova identidade segue padrões internacionais e possui o código MRZ – o mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram


Compartilhe essa reportagem: