O prefeito de Carmo da Mata, José Carlos Lobato, através do Decreto 2.761, acaba de declarar situação de emergência em todo o município. A medida foi adotada após uma enorme tempestade, com formação de cabeça d´água, que atingiu a cidade.
De acordo com a Prefeitura, na tarde de quinta-feira da semana passada, uma intensa tempestade provocando uma grande concentração de água no leito do Rio Boa Vista. “Houve elevação considerável das águas, com formação de cabeça d´água”, informou a Prefeitura. Uma ponte foi arrancada, deixando a região rural de Mata Velha ilhada.
Ainda segundo a Prefeitura, houve um grande prejuízo estimado em R$ 35 mil com a queda da ponte sobre o Ribeirão da Folha Larga. A queda da ponte provocou, ainda, a paralisação parcial na entrega de produtos de origem animal, como leite e queijos. De acordo com o município, uma estrada secundária que poderia ser utilizada ficou sem condições de receber o tráfego de caminhões. Além do deslizamento de barramentos, houve ainda diversos pontos de alagamento.
O decreto de situação de emergência, prevê a construção de uma ponte de concreto, com nove metros de extensão e que garantirá segurança para suportar impactos de novas cheias. O documento também autoriza a abertura de processos de desapropriação de imóveis localizados em áreas de risco.
O Instituto Climatempo de Meteorologia prevê 78 mm de chuva para Carmo da Mata até domingo, sendo que somente para esta quarta-feira (21) estão previstos 50 mm.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram