Carmo da Mata decreta estado de emergência por causa da dengue

Compartilhe essa reportagem:

As chuvas intensas têm contribuído para o aumento da dengue em Carmo da Mata (Foto: Clima ao Vivo)

Mais um município da base do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) decreta situação de emergência em razão do avanço da dengue. Em Carmo da Mata, através do Decreto 2.809/2024, o prefeito José Carlos Lobato decretou situação de emergência por 180 dias. Segundo ele “riscos eminentes de uma situação epidêmica, uma vez que a incidência de casos atualmente é considerada preocupante”.

Uma das primeiras medidas autorizadas pelo decreto de emergência será a contratação de pessoal para “reforçar as ações de resposta e combate a infestação do mosquito transmissor”, além da realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pela epidemia, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde.

A Prefeitura de Carmo da Mata não disponibiliza o boletim epidemiológico com os números da dengue no município. No boletim estadual, a Secretaria de Estado da Saúde (SES/MG) informa que em janeiro foram confirmados 143 casos de dengue na cidade, considerado um índice alto, já que o município possui apenas 11.019 habitantes, segundo o último censo do IBGE.

Ainda de acordo com o boletim estadual, em todo o ano passado foram registrados 740 casos de dengue confirmados e duas pessoas morreram vítimas da doença na cidade.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 

 


Compartilhe essa reportagem: