O prefeito de Carmo da Mata, José Carlos Lobato (PSD) assinou o Decreto 2.769/2023, autorizando a revisão salarial nos salários dos servidores municipais. O índice aplicado foi de 6,33%, que foi o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado em 2022, de acordo com levantamento da Fundação Ipead, da Universidade Federal de Minas Gerais. A recomposição, que já foi aplicada nos salários de janeiro, foi aplicada aos salários dos servidores efetivos, contratados, comissionados, aposentados e estagiários.
O mesmo índice de recomposição foi concedido aos profissionais do magistério, ficando a aplicação do Piso Salarial da Educação condicionada a análise de viabilidade financeira.
Para os secretários municipais, a revisão foi de 5,93%, aplicando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado em 2022, conforme cálculo do IBGE.
OUTROS MUNICÍPIOS
Até agora oito municípios da base do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) já concederam a revisão salarial de 2023. Em São Gonçalo do Pará, o prefeito Oswaldo Maia (Patriota) sancionou a Lei 1.760/2023, concedendo revisão de 10% para os servidores da Câmara Municipal. Para os servidores da Prefeitura, o prefeito ainda não autorizou a revisão. Veja os municípios que já concederam a recomposição para os salários dos servidores da Prefeitura:
- Carmo da Mata – 6,33%
- Lagoa da Prata – 7,5%
- São Sebastião do Oeste – 12%
- Cláudio – 5,93%
- Japaraíba – 8%
- Igaratinga – 6%
- Santo Antônio do Monte – 8.9%
- Luz – 8%
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram