Mais de 20 mil inscritos fizeram provas neste domingo (5) em BH. Em jogo estão 89 vagas, além de mais 111 de nível médio, cujos testes ocorreram em 29/1.
Mais de 20 mil inscritos compareceram neste domingo (5) às provas da 1ª etapa do concurso público da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), desta vez para as vagas de nível superior. Assim como a seleção para o nível médio, que teve provas no domingo passado (29), os testes foram realizados em clima de tranquilidade.
Desta vez estão no páreo 89 vagas de nível superior, sendo quatro para procurador e 85 para 31 especialidades diferentes. Dos 33.411 inscritos, cerca de 37% não compareceram às provas, que foram aplicadas em 21 endereços diferentes na Capital.
Nestes locais, o concurso demandou a ocupação de 48 prédios e mobilizou mais de quatro mil pessoas em sua realização neste domingo, entre aplicadores e operadores de fotos, para o registro fotográfico de todos os candidatos, conforme informou Marcelo Antônio de Abreu, coordenador geral da Fumarc, instituição organizadora do concurso.
As provas, com duração de quatro horas, tiveram início às 9h10 e foram encerradas às 13h10, com exceção para aqueles 246 candidatos inscritos em condições especiais, entre pessoas com deficiência e lactantes, que tiveram uma hora a mais para finalizarem as provas.
O coordenador geral da Fumarc avaliou que a tranquilidade com que ocorreu essa etapa do concurso superou sua expectativa, levando em conta o grande porte e a complexidade do concurso da ALMG, sobretudo por envolver 31 especialidades diferentes, além do cargo de procurador.
Essa amplitude de especialidades demandou a elaboração de mais de 880 questões diferentes, num trabalho, segundo ele, meticuloso, que envolveu um banca elaboradora e outra revisora e teve entre suas preocupações o nivelamento do nível de exigência.
Levando em conta os prazos também do edital do concurso, Marcelo de Abreu informou que o resultado final desta 1ª etapa para o nível superior deve sair entre 22 a 25 dias.
GABARITOS
O Coordenador da Comissão de Supervisão do Concurso e diretor-geral adjunto da Assembleia, Wamberto Dias da Silva também destacou que esse domingo de provas transcorreu com tranquilidade e segurança, assim como o anterior, quando foram aplicadas as provas de nível médio.
Ele também mencionou o número de especialidades envolvidas na seleção para o nível superior, considerando esse fato um desafio logístico a mais, por envolver mais cargos e demandar maior variedade de provas, controle de distribuição e dos locais de aplicação.
“Mas mais uma vez ficou demonstrada a excelência da Fumarc na organização do concurso”, avaliou o coordenador da Comissão de Supervisão do Concurso.
Segundo Wamberto Dias, os gabaritos e os cadernos de prova serão divulgados até esta terça-feira (7), quando será então aberto o prazo para possíveis recursos. Sobre o percentual de desistência, ele comentou que embora seja maior ao verificado em seleções passadas, é um índice similar ao que tem sido observado em outros concursos atuais.
Fonte: ALMG