Candidato eleito em São José da Varginha não tomará posse por condenação por tráfico de drogas

Compartilhe essa reportagem:

Tribunal  Regional Eleitoral deverá convocar eleições suplementares

Netinho, eleito para a Prefeitura de São José da Varginha, não assumirá em razão de condenação por tráfico de drogas (Foto/TRE)

A cidade de São José da Varginha, de 4.476 habitantes, segundo a estimativa divulgada pelo IBGE em julho, deverá ter nova eleição para a disputa da Prefeitura. O candidato vitorioso, José Alves Neto, o Netinho (PP), concorreu com o registro indeferido sub judice e os 1.565 votos que lhe garantiram a dianteira na votação foram anulados sub judice. O TRE já confirmou que não houve vencedores na disputa pela Prefeitura da cidade.

O segundo colocado José Evandro (PRD), com 1.084 votos (34,88%) também não assume o cargo. Em terceiro lugar fico o candidato Luciano Ferreira (PSB), com 459 votos.

ENTENDA

Netinho foi condenado em processo criminal já transitado em julgado por tráfico de drogas a três anos e seis meses de reclusão em regime aberto. Diante da condenação criminal, a Justiça Eleitoral em primeira instância atendeu ao Ministério Público Eleitoral e indeferiu o registro de sua candidatura. Uma longa batalha judicial vem sendo travada pelo candidato que tenta desqualificar a condenação criminal para garantir o seu registro e o último recurso eleitoral ainda não foi julgado.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, a votação dada a Netinho foi anulada, não havendo, portanto, prefeito eleito em São José da Varginha. Ainda conforme as regras eleitorais, o TRE deverá convocar eleições suplementares e os 3.903 eleitores da cidade deverão escolher novo prefeito.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram


Compartilhe essa reportagem: