A Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans) confirmou a retirada dos canceleiros da passagem de nível da Avenida Paraná, no bairro Catalão. A medida começa a valer nesta segunda-feira (5) e toda a desmobilização é realizada em conjunto com a VLI Logística. Serão instaladas faixas que informam sobre a retirada dos canceleiros e a instalação de quebra-molas.
Em 2019, o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) vistoriou as passagens de nível em atendimento a um pedido dos canceleiros. O Sintram encontrou várias irregularidades, como banheiros inadequados e falta de espaço.
Segundo o secretário de Trânsito, Lucas Estevam, um reforço na sinalização já começou a ser realizado. Após a revitalização da sinalização na passagem de nível da Avenida Paraná, serão instalados quebra-molas e, numa segunda etapa, uma travessia elevada de pedestres na Avenida Paraná próximo à Rua Ceará. Além disso, no local já existe um semáforo com sinal amarelo que pisca intermitentemente 24 horas, que também foi instalado para alertar os motoristas.
A VLI informou que seus maquinistas são treinados para realizar a condução das composições de forma segura. Os trens circulam no perímetro urbano de Divinópolis a uma velocidade limitada de 15 km/h, também em respeito às normas de segurança. A VLI orienta toda a população a respeitar a sinalização, o que garante uma convivência harmoniosa com a linha férrea.
De acordo com o art. 29, inciso XII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os veículos que se deslocam sobre trilhos terão preferência de passagem sobre os demais, respeitadas as normas de circulação.
Com informações da Diretoria de Comunicação/PMD