O presidente da Câmara Municipal de Divinópolis, Israel Mendonça, o Israel da Farmácia (PDT), através de Portaria publicada na edição desta quarta-feira (6) do Diário Oficial dos Municípios, oficializou o afastamento do ex-vereador Diego Espino (PSC), que perdeu o mandato após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A corte aceitou a denúncia de fraude cometida à cota de gênero nas eleições de 2020 pelo diretório municipal do PSL, partido pelo qual Espino foi eleito. Em consequência, todos os votos dados ao partido foram anulados, ocorrendo a perda do mandato de Diego Espino.
Além de declarar a vacância no cargo até então ocupado por Diego Espino, também foram exonerados os assessores parlamentares Thiago Pereira Gontijo, Marco Thúlio Bernardes, Joel Ricardo e Regina Daniela Silva, que prestavam serviços ao gabinete do ex-vereador.
Embora tenha declarado o cargo de Espino vago, a Câmara ainda não oficializou a posse do suplente Lauro Rodrigues, o Capitão América (Republicanos).
Na atual Legislatura, a composição sofrerá a quinta alteração em relação à sua formação original. Cinco vereadores já deixaram o cargo. Lohanna França e Eduardo Azevedo assumiram cadeiras na Assembleia Legislativa. Rodrigo Kaboja e Eduardo Print Júnior foram afastados após serem formalmente acusados de corrupção e lavagem de dinheiro. E, por último, Diego Espino perdeu o mandato após a constatação de fraude cometida pelo PSL.
Três vagas já foram preenchidas pelos suplentes: Breno Júnior, Piriquito Beleza e Anderson da Academia. As outras duas vagas serão ocupadas por César Tarzan e Capitão América.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram