Com apenas seis vereadores no plenário e em 23 minutos, a Secretaria de Administração de Divinópolis realizou audiência pública na Câmara Municipal na sexta-feira (5) para apresentação do primeiro esboço do Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A LDO tem como principal finalidade orientar a elaboração do orçamento do município, contendo as metas fiscais, os riscos e os cálculos previstos para receita e despesas do ano seguinte.
O Projeto final da LDO será encaminhado à Câmara até o próximo dia 15, conforme prevê a Lei Orgânica do Município. Obrigatoriamente os vereadores terão que aprovar a LDO no primeiro semestre e só depois disso estarão liberados para o recesso do meio de ano.
Essa primeira apresentação da LDO foi feita pelo secretário municipal de Administração, Thiago Nunes, e pelo diretor de Orçamento da Prefeitura de Divinópolis, Lucas Carrilho. Nesta primeira versão do projeto, o orçamento de Divinópolis para 2024 foi estimado em R$ 1,1 bilhão (R$ 1.125.780.000,00). Entretanto, esse montante não é definitivo, conforme explicou Lucas Carrilho. “Esse valor não é fechado. Obviamente ele vai ser atualizado. [As previsões] de inflação vão ser atualizadas mensalmente, então esse valor vai mudar”, explicou o diretor de Orçamento.
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
Ao final da audiência pública, o secretário de Administração lembrou que a Prefeitura já está recebendo sugestões para o orçamento participativo e que as melhores propostas deverão ser incluídas na peça orçamentária a ser encaminhada à Câmara até outubro.
Segundo ele, a Associação Comercial e Industrial de Divinópolis (Acid) já encaminhou um ofício contendo várias sugestões. Sem especificar quais são as reivindicações empresariais, o secretário disse que as propostas foram encaminhadas à Secretaria Municipal de Obras. O Portal do Sintram apurou que uma das principais reivindicações do empresariado são obras de infraestrutura no Distrito Industrial.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram