Brasil ultrapassa a escandalosa marca de meio milhão de mortes pela covid-19

Compartilhe essa reportagem:

O Brasil ultrapassou a escandalosa marca de meio milhão de mortes pela covid-19 neste final de semana, conforme mostram os dados divulgados pelo Ministério da Saúde. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil tem no acumulado 17,9 milhões de casos confirmados da doença e 501,8 mil mortes registradas. Os casos de recuperados somam 16,2 milhões.  Nas últimas horas o ministério registrou 44,1 mil novos casos e 1.025 mortes em 24 horas.

O estado de São Paulo tem o maior número de casos acumulados desde o início da pandemia, com 3,5 milhões de casos e 122 mil óbitos. Em seguida estão Minas Gerais (1,7 milhão de casos e  44,5 mil óbitos); Paraná (1,2 milhão casos e  29,9 mil óbitos) e Rio Grande do Sul ( 1,1 milhão de casos e  30,4 mil óbitos). De acordo com o Ministério da Saúde, 3,6 mil casos estão em investigação.

CPI DA COVID

Após a confirmação de mais de meio milhão de óbitos, a CPI da Covid divulgou Nota Pública na qual afirma que os responsáveis serão punidos.

Veja a íntegra da nota

“Nessa data dolorosamente trágica, quando o Brasil contabiliza 500 mil mortes, desejamos transmitir nossos mais profundos sentimentos ao País.Temos consciência que nenhuma palavra é suficiente para consolar e superar a dor das perdas de nossas famílias. São 500 mil sonhos interrompidos, 500 mil vidas ceifadas precocemente, 500 mil planos, desejos e projetos. Meio milhão de vidas que poderiam ter sido poupadas, com bom-senso, escolhas acertadas e respeito à ciência.

Asseguramos  que os responsáveis pagarão por seus erros, omissões, desprezos e deboches. Não chegamos a esse quadro devastador, desumano, por acaso. Há culpados e eles, no que depender da CPI, serão punidos exemplarmente. Os crimes contra a humanidade, os morticínios e os genocídios não se apagam, nem prescrevem. Eles se eternizam e, antes  da justiça Divina, eles se encontrarão com a justiça dos homens”.

Com informações da Agência Brasil e Agência Senado

 


Compartilhe essa reportagem: