
O governador de Minas Geais, Romeu Zema (Novo), aliado de Jair Bolsonaro, postou um vídeo nesta quarta-feira (12) em seu perfil no Instagram no qual ele aparece comendo uma banana com casca, para criticar a alta dos alimentos no país. “Comer banana com casca não fica tão bom quanto banana pura, mas dá para encarar nesses tempos em que os preços dispararam. Fica aí uma sugestão que pode funcionar. Comendo com a casca a gente pode economizar”, disse Zema no vídeo.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, foi o primeiro integrante do governo federal a reagir à provocação de Zema. Na mesma rede social, Renan Filho classificou o vídeo como programa de Telettubies, programa infantil da TV na década de 1990. Se dirigindo ao governador o ministro afirmou: “Instagram Telettubie só serve para dissimular, para enganar as pessoas, e para esconder o governo fraco que Zema vem fazendo”, disse o Ministro.
ASSEMBLEIA
A postura de Romeu Zema diante de temas como a alta no preço dos alimentos e a falta de recomposição salarial para a segurança pública pautou discursos proferidos por parlamentares mineiros na reunião desta quarta-feira (12/2/25), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O deputado Cristiano Silveira (PT), condenou o vídeo publicado pelo governador Romeu Zema (Novo) nas redes sociais, no qual o político aparece comendo uma banana com casca como forma de ironizar a alta no preço dos alimentos.
O parlamentar chamou a atitude de “vale tudo pelo like” e sugeriu, por outro lado, que o governador gravasse vídeos apontando soluções para os problemas do Estado, como as estradas, a necessidade de valorização dos servidores e as filas de pacientes nas unidades de saúde. Cristiano Silveira lamentou ainda que Romeu Zema e sua base aliada não tenham se pronunciado sobre a taxação do aço americano anunciada por Donald Trump e que impactará diretamente a economia mineira.
O silêncio de parlamentares da direita sobre o assunto também foi reprovado pelo deputado Jean Freire (PT). Ele lembrou que Minas Gerais é o estado brasileiro que será mais prejudicado com a sobretaxa, especialmente na área da construção civil.
Ao comentar o vídeo de Romeu Zema, Jean Freire apontou itens constantes na lista de compras da Cidade Administrativa de Minas Gerais, os quais chamou de “tudo do bom e do melhor” em comparação à sugestão do governador de que a população deveria comer banana com casca para economizar.
Com informações da ALMG