Baixa cobertura exige prorrogação da campanha de vacinação contra poliomielite

Compartilhe essa reportagem:

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) formalizou nesta quinta-feira (6) a prorrogação da campanha de vacinação contra a poliomielite em Divinópolis. Com isso, as vacinas estarão disponíveis nos postos de saúde até o dia 21 de outubro.

De acordo com a Semusa, a prorrogação ocorre a fim de alcançar uma maior porcentagem da população. Para vacinar as crianças, o responsável deve procurar as unidades de Atenção Primária de Saúde (APS), ou qualquer uma das cinco unidades do “Programa Saúde na Hora” e levar o cartão de vacina da criança em questão.

A Semusa informa que a poliomielite é uma doença que ocorre em crianças, que pode paralisar os músculos respiratórios e fazer com que a pessoa seja impossibilitada de respirar. A doença já foi erradicada do Brasil em razão das campanhas de vacinação, porém é necessário manter a cobertura vacinal para evitar que o vírus volte a proliferar no país.

De acordo com Tércio Leão, coordenador da Central de Imunização, diante da baixa cobertura vacinal há risco da reintrodução do vírus da poliomielite no Brasil.  “Ainda temos países onde esse vírus está circulando e com a livre circulação de pessoas, o risco desse vírus chegar ao Brasil é muito grande. A doença ainda está erradicada, mas com a baixa cobertura vacinal, a população está exposta. Se o vírus chegar ao país em pouco tempo, a doença se propaga novamente. Por isso, cabe aos pais e responsáveis das crianças, levá-las para a vacinação. Uma vez que a vacina, além de direito, também é dever da população em casos como esse”, alertou o coordenador.

Segundo a Semusa, até agora a campanha atingiu a cobertura de apenas 68,4% do público alvo, que representa 7.173 crianças vacinadas. O total de crianças na idade de receber a vacina em Divinópolis é de 10.497. Segundo o Ministério da Saúde, a cobertura ideal deve atingir a 95% do público alvo.

Entre as crianças de um ano, foram vacinadas 1.857 de um total de 2.629, o que representa 70,64% de cobertura. Foram imunizadas 1.764 crianças de dois anos de um público alvo de 2.616 (67,43%). De um total de 2.641 crianças de três anos, 1.835 receberam a vacina contra a pólio (69,48%). Outras 1.717 crianças de quatro anos foram imunizadas, de um total de 2.601, o que representa 66,01% de cobertura.

A Semusa informou, ainda, que no estado, a cobertura vacinal atingiu a 74,23%, com 775.958 doses aplicadas.

Com informações da Diretoria de Comunicação/PMD


Compartilhe essa reportagem: