Bairros de Divinópolis ficam alagados em poucos minutos e chuva deixa moradores ilhados no Bela Vista

Compartilhe essa reportagem:

Rua Machado de Assis, no Bela Vista, alagada após transbordamento de córrego (Fotos: Redes Sociais)

As chuvas que caíram em Divinópolis nos primeiros dias do ano já trouxeram transtornos para moradores de diversas regiões da cidade e deixaram expostos os problemas da falta de manutenção e obras de escoamento das águas. Regiões onde os alagamentos são recorrentes continuam passando pelo mesmo problema que se repete há anos sem que haja uma solução do poder público.

Na tarde desta quinta-feira, com pouco mais de 40 minutos de chuva, vários regiões foram afetadas por alagamentos. A situação mais grave foi observada no Bairro Bela Vista, em razão do transbordamento do córrego Olhos D´água. Vários pontos de alagamentos foram registrados e a parte mais atingida foi a Rua Machado de Assis e seu entorno, onde várias famílias ficaram ilhadas e só puderam sair ou entrar em suas casas várias horas depois de a chuva parar.

CASAS DANIFICADAS

Mabgabeiras: família continua morando em casa ameaçada (Fotos: Jotha Lee/Sintram)

Em vários bairros há casas danificadas pela chuva. É o caso de uma residência na Avenida Orion, no Bairro Mangabeiras, que há 15 dias foi atingida por uma queda de muro, seguida de deslizamento. O barranco, que fica na frente da casa, cedeu até próximo da entrada principal. Apesar de o imóvel ter sido interditado pela Defesa Civil, a família continua morando no local.

 O meteorologista do Instituto Climatempo, Antônio Cardoso, diz que em Divinópolis não estão sendo registrados grandes volumes de chuva em forma de pancadas, porém a constância do tempo chuvoso, principalmente nos meses de novembro e dezembro do ano passado, deixou o solo bastante encharcado. Como a água não é absorvida pela terra, com o agravamento da falta de escoamento, os alagamentos ocorrem com frequência.

Nos primeiros 10 dias do mês de janeiro já choveu a metade do previsto para todo o período. A média de chuvas no mês é de 256 mm. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) até a manhã desta sexta-feira (10) já havia chovido na cidade 137 mm, o que corresponde a 54% da média do mês de janeiro.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram


Compartilhe essa reportagem: