Avanço de sinal, estacionamento em local proibido e celular são as principais causas das multas de trânsito em Divinópolis

Compartilhe essa reportagem:

Em 2024 foram aplicadas mais de 100 multas diárias no tráfego urbano

Em 10 minutos no cruzamento da Goiás com Getúlio Vargas vários flagras de motoristas avançando o sinal vermelho
(Fotos: Jotha Lee/Sintram)

A previsão orçamentária de Divinópolis para 2025 prevê uma arrecadação de R$ 68 milhões em Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Esse imposto é recolhido pelo Estado e o município recebe uma quota de acordo com o número de sua frota de veículos. De acordo com dados do Ministério dos Transportes, em dezembro de 2024, Divinópolis possuía uma frota de 164.912 veículos. O orçamento do município para esse ano também prevê que a arrecadação com aplicação de multas de trânsito vai chegar a R$ 6,2 milhões.

Esses números apenas refletem a realidade do trânsito em Divinópolis, com congestionamentos, acidentes, lentidão e um elevado número de multas. Essa situação é provocada pelo excesso de veículos transitando na cidade, o que gera um elevado índice de infrações cometidas por motoristas despreparados, outros apressados e muitos irresponsáveis.

Dados ainda extraoficiais mostram que a maioria absoluta das multas aplicadas na área urbana é motivada por avanço de sinal, estacionamento em local proibido e uso do celular. Para se ter uma ideia dessa situação, a reportagem do Portal do Sintram flagrou 20 motoristas avançando o sinal em um prazo de 10 minutos, no cruzamento da Rua Goiás com Avenida Getúlio Vargas, um dos cruzamentos mais movimentados da cidade, tanto pela quantidade de veículos, quanto ao volume de pedestres. Os flagrantes foram feitos as 7h45 desta terça-feira (11).

Em frente a uma garagem de auto-escola na Getúlio Vargas, um carro barra a passagem de pedestres na calçada; em frente a uma loja na Rua Goiás, pedestres são cercados por um caminhão (Fotos: Jotha Lee/Sintram)

Também foram flagradas dezenas de veículos estacionados em locais proibidos, em alguns locais impedindo totalmente a passagem de pedestres, com ocupação total da calçada. Um policial militar acostumado a trabalhar no trânsito disse ao Portal do Sintram que o número de multas aplicadas em Divinópolis não chega nem à metade do volume de infrações cometido diariamente.

MULTAS EM 2024

Os números de 2024 ainda não foram fechados pelo Serviço de Processamento de Dados (Serpro), empresa contratada pela Prefeitura para realizar as estatísticas de multas na área urbana. Entretanto, de janeiro a novembro do ano passado, cujos dados já estão concluídos, foram aplicadas 37.786 multas na área urbana, média de 3.162 ao mês e 106 ao dia. Em maio, o mês com o maior número de infrações, foram aplicadas 4.143 multas, média de 139 por dia. O Serpro estima que após o fechamento de dezembro, o número de multas aplicadas em 2024 deverá ficar próximo de 40 mil.

Daniel Henrique é mecânico, tem 23 anos e usa a moto para deslocar até o trabalho. Morador do Bairro Nações, ele trabalha no Bom Pastor. “Toda hora eu vejo motorista fazendo barbeiragem, avançando o sinal e se a gente bobear acaba se envolvendo em acidente por culpa de outros motoristas”, afirma o jovem. Mesmo sendo usuário de motocicleta, ele diz que os condutores desses veículos são os que mais abusam. “Quem está de moto abusa mais e acaba colocando muita gente em risco. Mais tem muito motorista que também abusa”.

Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação


Compartilhe essa reportagem: