Minas Gerais está enfrentando o segundo ano epidêmico consecutivo para dengue e chikungunya e já se encontra em estado de emergência. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES/MG) nos 53 municípios da Macrorregião de Saúde Oeste, até esta quarta-feira (7), foram registrados 10.628 casos prováveis de dengue, desses, 3.761 casos foram confirmados e seis óbitos estão em investigação para a doença, quatro deles em Divinópolis.
De acordo acordo com a SES, neste cenário, “torna-se fundamental que ações intersetoriais e alinhadas de todas as secretarias, fundações, autarquias e empresas públicas aconteçam, em uma união de esforços, para que atuem colaborativamente com a SES, com o objetivo de mitigar o aumento de casos e de óbitos evitáveis em decorrência de dengue e chikungunya em nosso estado”.
A SES informou que no próximo dia 15, a SES-MG a Unidade Regional de Saúde de Divinópolis, realizará um encontro com representantes das diversas regionais dos órgãos estaduais, secretários municipais de Saúde, além de parceiros do Governo, para apresentar o cenário epidemiológico das arboviroses na macrorregião de Saúde Oeste. O objetivo é a discussão e a definição de uma atuação conjunta de ações para a eliminação de focos do Aedes.
O encontro ocorre as 9 horas, no auditório da Universidade Federal de São João Del Rei(UFSJ), Campus Divinópolis,durante a capacitação de plano de contingência e manejo clínico das arboviroses, promovida pelo Governo de Minas.
Com informações da SES/MG